Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MANUELA MIKA JOMORI
Depto
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO / NTR/CCS / NTR/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Nutrição
Titulo
Avaliação e classificação do nível de habilidades culinárias e alimentação saudável de estudantes de universidades brasileiras
Resumo

O desenvolvimento das habilidades culinárias (HC) e maior frequência do preparo das refeições em casa tem sido relacionado à práticas alimentares saudáveis. Universitários relatam como barreiras para cozinhar a disponibilidade de utensílios de cozinha, situação de moradia, conveniência de alimentos ultraprocessados e fast-food, falta de tempo e habilidades culinárias. O estudo objetivou analisar a relação entre HC e a influência da disponibilidade de utensílios de cozinha e da sua situação de moradia. Foi conduzido um estudo transversal, aplicando-se o Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável - QBHC online em 1919 estudantes de 2 universidades do sul do Brasil. Foi estabelecida pontuação para classificação das HC e alimentação saudável, produzindo-se um guia para análise dos dados obtidos com o QBHC. As associações entre HC e a situação de moradia foram analisadas por teste qui-quadrado, já HC e utensílios por correlação de Spearman. Identificou-se que 73,48% dos participantes eram do sexo feminino, 18,13% moravam sozinhos, 48,93% com os pais/outros responsáveis, 12,82% com companheiro/filhos e 20,01% com colegas/outros. Verificou-se que 71,2% dos estudantes  apresentaram alta, 28,26% média e 0,73% baixas HC. Não houve associação significativa de HC e a situação de moradia. Por outro lado, indivíduos com maiores níveis de HC foram associados com a presença de utensílios de preparo (manipulação, fracionamento e medição, cocção e de suporte) e eletrodomésticos de pequeno porte em casa, mas não com utensílios de consumo e eletrodomésticos de grande porte. O estudo contribuiu para avaliação e classificação das HC estabelecendo os pontos de corte para essa classificação, culminando na produção de um guia de aplicação do QBHC. Além disso,  foram identificadas associações HC e disponibilidade de utensílios de cozinha, servindo de suporte para traçar ações destinadas à estudantes que precisam aprimorar as habilidades culinárias.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239209
Palavras-chave
preparo dos alimentos, culinária, alimentos ultraprocessados, alimentos in natura, alimentação fora de casa, questionário
Colaboradores

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