Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | ANDREA BRANDAO LAPA |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã |
Resumo | O projeto Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã é uma pesquisa-ação que vem se desenvolvendo desde 2018, acredita e elabora uma prática de aprendizagem em escolas de ensino básico a partir da criação de um ambiente propício para a educação para os direitos humanos na perspectiva hacker. Ele é projeto em rede de cooperação nacional e internacional em que diversos pesquisadores da escola e da universidade se reuniram para experimentar e investigar uma prática inovadora de formação para a cidadania através da imersão na cultura digital em uma perspectiva ativista de empoderamento, autoria e produção colaborativa, que associamos à cultura hacker. Tendo em vista a carência de políticas públicas de inclusão da tecnologia nas escolas públicas no Brasil, o Conexão Escola Mundo traz uma nova abordagem a respeito da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em dois núcleos: no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Centro Estadual de Educação Profissional Isaias Alves na Bahia. A partir de ações em conjunto com os grupos de pesquisa e os colégios, se desenvolveu uma visão sobre a educação que é englobante e prática, e que fluiu resultados durante esses quatro anos de projeto. Nesta última fase, os envolvidos focaram em fazer uma grande análise dos resultados e dos impactos do projeto, por meio de análises de dados (tratamento de entrevistas, codificações, seminários) e reflexões pessoais de crescimento e mudança nas práticas profissionais. A comunicação científica (por meio de vídeos, sites, publicações) do projeto também veio a ser uma prioridade para que ele possa transpor as barreiras territoriais e sirva de inspiração para os demais pesquisadores e educadores. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239286 |
Palavras-chave | metodologias colaborativas, direitos humanos, ética hacker, cultura digital |
Colaboradores |