Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
GRAZIELLA SOUZA DOS SANTOS
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Currículo
Titulo
Políticas e práticas curriculares nos municípios que compõem a região imediata de Florianópolis: Uma análise sobre a (re)construção dos documentos curriculares
Resumo

O objetivo da pesquisa é mapear e analisar os modos pelos quais as redes municipais da região imediata de Florianópolis estão organizando suas políticas e documentos curriculares, assim como identificar possíveis relações com as propostas no âmbito estadual e/ou na esfera nacional; O currículo é lugar e território, constantemente sendo disputado por diferentes concepções do que é um saber válido para se incorporar aos conteúdos escolares. Portanto, examinar os efeitos que tais ações têm produzido é também participar, tensionar o debate, contribuir com a produção de conhecimento e levantamento de dados nessa esfera. O estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa dado que se propõe a compreender o fenômeno em seu contexto. Também, fundamenta a pesquisa, a abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas. para o levantamento de dados aplicamos entrevistas e questionários. A metodologia utilizada para estudo desses dados e documentos, é análise temática. A pesquisa está em andamento, por isso a apresentação de dados obtidos, é parcial. Foram convidados a participar da pesquisa, os nove municípios da microrregião de Florianópolis, dos quais recusaram-se a participar do estudo os municípios de Governador Celso Ramos e São Pedro de Alcântara Dentre os dados gerais, obtidos a partir dos questionários, verificamos que: 6, dos 7 municípios, afirmam que possuem documento orientador próprio, porém dois não enviaram e não foram localizados. No que diz respeito à construção dos documentos locais, a maior parte dos municípios afirmam que contaram com a participação dos professores e servidores, ligados à gestão e direção, na elaboração. Atualmente a pesquisa está em fase de análise dos documentos e cruzamento de informações com questionário e entrevista, sendo que já foi possível estudar o caso de quatro municípios mais profundamente: São José, Santo Amaro,Antônio Carlos e Palhoça.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239342
Palavras-chave
Currículo, Políticas Curriculares, Documentos curriculares, Nacional Comum Curricular BNCC
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br