Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INFÂNCIA: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À CULTURA ESCOLAR |
Resumo | O projeto de pesquisa intitulado A formação de professores para a infância: dos marcos regulatórios à cultura escolar tem como objetivo investigar a formação continuada dos professores pelo viés da infância, buscando compreender se e como os documentos oficiais (de âmbito nacional, estadual, municipal) que regulam a educação básica contemplam e garantem uma educação que promova o amplo desenvolvimento das crianças a partir da prática docente. A pesquisa foi afetada pela pandemia do coronavírus e os necessários cuidados de distanciamento social. Todo o plano de trabalho foi adaptado para que a pesquisa pudesse ser viabilizada. Os aportes teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural, de Lev S. Vigotski, constitui-se basilar neste trabalho. Pautados nesta perspectiva, buscamos compreender a cultura pedagógica que promova e considere aspectos sensíveis da experiência humana. Analisamos as propostas pedagógicas do município, bem como o Projeto Político Pedagógico de uma escola, bem como as ferramentas de ensino virtual que foram disponibilizadas aos professores pela rede e na escola. A rede municipal de educação de Florianópolis conta com 38 Escolas de Ensino Fundamental, atendendo em torno de 19 mil estudantes no Ensino Fundamental. Uma questão apresentada como preocupante é o grande número de professores substitutos, dificultando o estabelecimento de vínculos mais consistentes com a comunidade escolar e a formação de um grupo permanente que compartilhe da proposta político pedagógica da escola. A organização da escola, no planejamento geral, de atividades coletivas e individuais, sistematizados em um drive, favoreceu o trabalho dos professores. Há uma integração entre a equipe técnica, professores e estudantes. Entretanto, os desafios que surgiram na retomada das atividades presenciais ainda configuram-se como obstáculos a serem superados. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239505 |
Palavras-chave | cultura escolar, relações de ensino, psicologia histórico-cultural |
Colaboradores |