Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INFÂNCIA: DOS MARCOS REGULATÓRIOS À CULTURA ESCOLAR
Resumo

O projeto de pesquisa intitulado A formação de professores para a infância: dos marcos regulatórios à cultura escolar tem como objetivo investigar a formação continuada dos professores pelo viés da infância, buscando compreender se e como os documentos oficiais (de âmbito nacional, estadual, municipal) que regulam a educação básica contemplam e garantem uma educação que promova o amplo desenvolvimento das crianças a partir da prática docente. A pesquisa foi afetada pela pandemia do coronavírus e os necessários cuidados de distanciamento social. Todo o plano de trabalho foi adaptado para que a pesquisa pudesse ser viabilizada. Os aportes teóricos e metodológicos da perspectiva histórico-cultural, de Lev S. Vigotski, constitui-se basilar neste trabalho.  Pautados nesta perspectiva, buscamos compreender a cultura pedagógica que promova e considere aspectos sensíveis da experiência humana. Analisamos as propostas pedagógicas do município, bem como o Projeto Político Pedagógico de uma escola, bem como as ferramentas de ensino virtual que foram disponibilizadas aos professores pela rede e na escola. A rede municipal de educação de Florianópolis conta com 38 Escolas de Ensino Fundamental, atendendo em torno de 19 mil estudantes no Ensino Fundamental. Uma questão apresentada como preocupante é o grande número de professores substitutos, dificultando o estabelecimento de vínculos mais consistentes com a comunidade escolar e a formação de um grupo permanente que compartilhe da proposta político pedagógica da escola. A organização da escola, no planejamento geral, de atividades coletivas e individuais, sistematizados em um drive, favoreceu o trabalho dos professores. Há uma integração entre a equipe técnica, professores e estudantes. Entretanto, os desafios que surgiram na retomada das atividades presenciais ainda configuram-se como obstáculos a serem superados.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239505
Palavras-chave
cultura escolar, relações de ensino, psicologia histórico-cultural
Colaboradores

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