Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIA TEREZINHA DA SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE JORNALISMO / JOR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Jornalismo e Editoração
Titulo
Práticas comunicativas para o combate à violência contra mulheres
Resumo

No período de setembro de 2021 a agosto de 2022, participei do projeto de pesquisa "Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público", cujo principal objetivo é fazer um levantamento dos feminicídios ocorridos em Santa Catarina e noticiados pelos grupos de mídia locais, entre os anos de 2015 - data da promulgação da lei do feminicídio (lei nº 13.104/15) - e 2021. Busca-se analisar: o tratamento dado pela cobertura jornalística a estes assassinatos de mulheres em razão do seu gênero; o modo como os crimes são interpretados por jornalistas e/ou suas fontes de informação; como constroem representações das vítimas e dos agressores; e a forma como o problema das violências contra mulheres são discutidos. A pesquisa também pretende produzir materiais educativos, discutindo as violências contra mulheres, os feminicídios e formas de prevenção. O projeto é coordenado pela professora Maria Terezinha Silva e desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa TRANSVERSO - Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Durante o ciclo, desenvolvi o plano de atividades “Práticas comunicativas para o combate à violência contra mulheres".  Dentre as atividades realizadas, destaca-se: 

- A participação na análise de matérias jornalísticas sobre feminicídios publicadas pelo Portal NSC, entre 2015 e 2021. A coleta foi realizada por outro bolsista e a análise foi feita em conjunto, sob a supervisão da orientadora e coordenadora do projeto.

- Levantamento e coleta de materiais educativos e comunicacionais de combate à violência contra mulheres, incluindo manuais de atuação jornalística. 

- Mapeamento e coleta de matérias jornalísticas sobre feminicídios publicadas por uma mídia considerada alternativa, com perspectiva de gênero e ênfase em direitos humanos - o Portal Catarinas.

As atividades realizadas e os resultados estão servindo de base para outras produções da equipe de pesquisa.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239569
Palavras-chave
Acontecimentos, feminicídios, cobertura jornalística, problema público, violência contra mulheres, gênero
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br