Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
PAULO CESAR MACHADO FERROLI
Depto
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Desenho Industrial
Titulo
PLANO DE ATIVIDADES DO BOLSISTA
Resumo

A medida que o tempo passa, cada vez mais tecnologia vem moldando e modificando a maneira que as pessoas interagem entre si e com o mundo, uma dessas mudanças deu se no âmbito educacional, que antes cheio de aulas expositivas e ‘livros tradicionais’ vai aos poucos perdendo seu espaço para outros métodos mais atrativos de ensino. Uma das novas formas que vem aos poucos sendo mais pesquisada e utilizada é o uso dos quadrinhos em sala de aula, que é uma mídia já conhecida e apreciada por grande parte dos jovens que também possibilita a inserção de conteúdos conseguindo manter a atenção do leitor por mais tempo, seja por conta da história ou da arte utilizada. Com isso, viu-se a oportunidade da utilização das histórias em quadrinho (HQ) dentro do ensino superior, fazendo publicações que se encaixem no contexto da universidade. Essas publicações têm como intuito servir como material complementar aos estudantes de graduação e pós-graduação, expondo os conceitos do estudo de materiais e processos sem a roupagem acadêmica em uma narrativa leve e informativa. O fluxo de produção da HQ foi dividido em diversas tarefas a serem realizadas (Pré produção; Roteirização; Storyboard; Lineart; Pintura; Finalização). Durante o período da bolsa foram produzidos 5 capítulos, com um total de 105 páginas (sem contar com as capas e folhas de rosto). Dentro da área de pesquisa uma experiência foi realizada com participantes da disciplina de Resistência dos Materiais, os alunos foram convidados a participar do projeto HQ elaborando esboços ou lineworks de acordo com um roteiro pré-definido. Infelizmente a amostragem ainda é muito pequena para que se possa concluir algo sobre os efeitos positivos ou não desse método de ensino, e isso fará parte de análises futuras. para mais informações é possível acessar a página web do projeto (https://hqmateriais.paginas.ufsc.br)

Link do Videohttps://youtu.be/d-JRKY9jaWs
Palavras-chave
sustentabilidade, design, ensino, historias em quadrinhos
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br