Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
ROSALBA MARIA CARDOSO GARCIA
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Editais de recrutamento de professores de educação especial no Brasil
Resumo

O objeto da pesquisa se trata do processo de trabalho de professores que atuam na educação especial a partir das diretrizes políticas em curso para a referida modalidade no Brasil. Buscando analisar, sistematizar e organizar os dados de editais de contratação de trabalho das categorias docentes e não docentes que atuam com estudantes público alvo das políticas de educação especial. Os editais que dão base para essa pesquisa foram localizados e coletados pela bolsista Anna Carolina Rodrigues Costa e Silva, no período de 2020/2021. Coube a bolsista Anna buscar os editais das secretarias estaduais de educação dos 26 estados brasileiros da federação e do Distrito Federal, assim como de suas respectivas capitais (secretarias municipais), publicados entre os anos de 2010 e 2020. A coleta foi realizada através de sites na internet, sites de notícias, páginas de concurso e processos seletivos, bem como nas páginas das secretarias estaduais e municipais de educação. Na pesquisa atual, parte dos dados encontrados foram sistematizados e analisados qualitativamente, considerando os seguintes critérios: rede de contratação, se estaduais ou municipais, os tipos de editais, se realizados por meio de Concurso Público, Processo Seletivo ou Processo Seletivo Simplificado, a nomenclatura dos cargos, as formações e os níveis de formações exigidos por cada edital, o tipo de formação, se inicial ou continuada e o tipo de contrato, se efetivo ou em caráter temporário. Levanta-se a questão de que numa sala de aula regular, onde alunos da educação especial possuem acesso a cuidadores com nível médio ou ainda nenhum nível de formação exigida, a não garantia de qualificação de recursos humanos para a realização de um trabalho pedagógico com qualidade voltado a suas especificidades, aponta a secundarização do ensino dos conhecimentos sistematizados ao estudante com deficiência. O que resulta em sérios prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. 

Link do Videohttps://youtu.be/YJsN13-8rzE
Palavras-chave
Processo de trabalho, professores, educação especial, política educacional
Colaboradores

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