Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | KEYSY SOLANGE COSTA NOGUEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU |
Centro | CENTRO DE BLUMENAU |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Um estudo sobre gênero e sexualidade no Ensino de Química |
Resumo | Esta investigação apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os trabalhos publicados entre os anos de 2010 a 2021 sobre os temas gênero, sexualidade, diversidade sexual e educação sexual no ensino de química. O objetivo da pesquisa foi investigar a temática de gênero e sexualidade no ensino de química. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, o qual tem como objetivo mapear e discutir produções científicas sobre o tema de gênero e sexualidade no ensino de Química. O mapeamento das pesquisas foi realizado no período de 2010 a 2021 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) e no Portal de Periódicos da Capes. Já no Encontro Nacional de Ensino de Química e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, o período foi de 2000 a 2020. Os trabalhos foram categorizados por meio de descritores e indicadores dentro do software ATLAS.ti. Com a análise, os resultados encontrados foram de modo geral, 43 trabalhos dentro do tema, sendo 35 trabalhos sem conteúdos químicos aparentes, apenas incentivando mulheres à carreira científica, até mesmo fazendo comparações entre diferentes anos e quantidades de mulheres nos cursos voltados à área científica, até mesmo foi investigado em currículos de cursos de licenciatura em química a presença de disciplinas que envolvem a temática de gênero e sexualidade. Apenas 8 dos trabalhos abordavam a temática com a finalidade de inserção nas aulas por meio de conteúdos químicos. Conclui-se que o tema ainda é pouco investigado, porém está em constante avanço, além disso o tema é de grande importância dentro e fora da sala de aula ou da disciplina de química. O respeito deve ser colocado acima de tudo. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239637 |
Palavras-chave | Conhecimento docente, gênero, sexualidade, educação sexual, diversidade sexual, ensino de química |
Colaboradores |