Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | Universidade Federal de Santa Catarina |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | LAURA CAVALCANTI DE FARIAS BREHMER |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Enfermagem |
Titulo | Construção e Validação de Instrumento para Avaliação de Ambientes de Trabalho Saudáveis no Processo Ensino Aprendizagem em Enfermagem |
Resumo | Introdução: A proposta origina-se a partir da emergência mundial de analisar os “Ambientes de Trabalho Saudáveis” considerando a necessidade de tratar as questões da formação dos profissionais de saúde, da sua inserção e permanência no mercado de trabalho, de forma integrada. Objetivo: Desenvolver um Marco Conceitual para “ambientes de trabalho saudáveis no processo ensino aprendizagem em Enfermagem” bem como, propor uma concepção preliminar de instrumentos para sua análise. Método: Estudo metodológico, desenvolvido a partir de uma Revisão de Escopo e uma pesquisa qualitativa. Por meio da análise de conteúdo foram configurados os elementos que constituem o Marco. Ainda, a partir do Marco Conceitual, foram elaboradas assertivas para compor dois instrumentos, para docentes e estudantes. Resultados: O objetivo de validação dos instrumentos, inicialmente proposto, não foi contemplado, optou-se por aprofundar pesquisas que pudessem sustentar a inédita aproximação entre o objeto no contexto do processo ensino aprendizagem. Compõem o Marco Teórico os conceitos de Ambientes de Trabalho Saudáveis, os dois contextos, as Instituições de Ensino Superior e os Serviços de Saúde, os dois atores implicados, docentes e estudantes e quatro áreas implicadas: Ambientes físico; Atenção à Saúde; Ambiente Psicossocial; Integração Ensino Serviço. A partir do Marco Conceitual foram elaborados os Instrumentos denominados Escalas de Ambientes de Trabalho Saudáveis no Processo Ensino-Aprendizagem na Enfermagem – ATS – EAEnf, para docentes com 17 questões e para estudantes com 16 questões que transitam entre os elementos do Marco conceitual. Considerações Finais: O estudo, em seus dois momentos, permitiu aprofundar os o conhecimento acerca dos conceitos implicados no universo do trabalho dos enfermeiros docentes e estudantes de enfermagem. Os resultados corroboram com as influências dos ambientes do mundo da educação e do mundo atenção à saúde sobre a saúde. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239620 |
Palavras-chave | Ambientes de Trabalho Saudáveis, Processo Ensino Aprendizagem, Educação Superior, Enfermagem, Trabalho, Saúde do Trabalhador |
Colaboradores |