Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ULISSES RAZZANTE VACCARI
Depto
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA / FIL/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
História da Filosofia
Titulo
Proximidade e distância no conceito de aura
Resumo

Muito se fala da aura perdida da obra de arte, que, com os avanços das técnicas de reprodução, pode se livrar das dependências da religião e de seu valor exclusivo de culto, adquirindo um alcance de massa ao potencializar seu valor de exposição: se antes ela era autêntica, mas pouco vista, agora pode ser reproduzida infinitas vezes para que todos tenham acesso. No entanto, pouco se explora a polissemia do conceito de aura oferecido por Walter Benjamin: “a aparição única de uma coisa distante, por mais próxima que ela esteja”. O presente relatório pretende apresentar os resultados de uma investigação feita ao longo de um ano sobre a relação entre proximidade e distância no conceito de aura, sobretudo no ensaio Sobre alguns temas em Baudelaire de 1939.

Link do Videohttps://youtu.be/LGWn39zizTc
Palavras-chave
estética, filosofia da arte, poética, teoria crítica, Walter Benjamin
Colaboradores

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