Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
SUZANI CASSIANI
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Currículo
Titulo
Modelo curricular para a formação de professores de filosofia da UFSC: um horizonte decolonial e libertário
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a construção do RePI (Repositório de Práticas Interculturais) com materiais e como objetivo específico elaborar propostas para um modelo de currículo da licenciatura em filosofia partindo da perspectiva decolonial libertária e tomando como base o currículo de 2006 da UFSC. Sendo assim a pesquisa foi dividida em 2 eixos, o primeiro de fundamentação teórico-filosófica a partir de alguns autores e do levantamento bibliográfico. O segundo eixo teve como objetivo analisar o currículo e o projeto político pedagógico (PPP) do curso de 2006, em comparação a outros currículos e PPPs de filosofia de outras instituições. Pretendeu-se avaliar a formação de professores, tomando como parâmetro um ensino de filosofia decolonial e libertário, como embasado no primeiro eixo. Além das análises documentais, o segundo eixo também teve como segunda parte da metodologia, conversas com dois professores que participaram da formação do currículo de 2006 e do seu PPP. Como resultado, obtive a conclusão de que o currículo apesar de ter caminhado com a nova reforma curricular para a inclusão de carga horária pedagógica e de disciplinas que tratem de questões étnico-raciais e de gênero, ainda assim é insuficiente, para a formação de professores preparados para a escola e para a aplicação da lei 10.639 e 11.645. Isso acontece por ser ainda um currículo mais voltado ao Bacharelado, resultando um baixo contato com o ambiente escolar ao longo da graduação, além do caráter eurocêntrico das bibliografias das disciplinas. Portanto, nessa pesquisa propositiva, sugeri a alteração do programa de algumas disciplinas, inclusão como obrigatórias de outras, criação de disciplinas e alteração da disposição das disciplinas para tornar o curso mais voltado à formação de professores e o currículo mais pluriversal.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239280
Palavras-chave
Currículo da licenciatura, decolonialismo, socialismo libertário, lei 10.639
Colaboradores

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