Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | SUZANI CASSIANI |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Currículo |
Titulo | Modelo curricular para a formação de professores de filosofia da UFSC: um horizonte decolonial e libertário |
Resumo | Esta pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a construção do RePI (Repositório de Práticas Interculturais) com materiais e como objetivo específico elaborar propostas para um modelo de currículo da licenciatura em filosofia partindo da perspectiva decolonial libertária e tomando como base o currículo de 2006 da UFSC. Sendo assim a pesquisa foi dividida em 2 eixos, o primeiro de fundamentação teórico-filosófica a partir de alguns autores e do levantamento bibliográfico. O segundo eixo teve como objetivo analisar o currículo e o projeto político pedagógico (PPP) do curso de 2006, em comparação a outros currículos e PPPs de filosofia de outras instituições. Pretendeu-se avaliar a formação de professores, tomando como parâmetro um ensino de filosofia decolonial e libertário, como embasado no primeiro eixo. Além das análises documentais, o segundo eixo também teve como segunda parte da metodologia, conversas com dois professores que participaram da formação do currículo de 2006 e do seu PPP. Como resultado, obtive a conclusão de que o currículo apesar de ter caminhado com a nova reforma curricular para a inclusão de carga horária pedagógica e de disciplinas que tratem de questões étnico-raciais e de gênero, ainda assim é insuficiente, para a formação de professores preparados para a escola e para a aplicação da lei 10.639 e 11.645. Isso acontece por ser ainda um currículo mais voltado ao Bacharelado, resultando um baixo contato com o ambiente escolar ao longo da graduação, além do caráter eurocêntrico das bibliografias das disciplinas. Portanto, nessa pesquisa propositiva, sugeri a alteração do programa de algumas disciplinas, inclusão como obrigatórias de outras, criação de disciplinas e alteração da disposição das disciplinas para tornar o curso mais voltado à formação de professores e o currículo mais pluriversal.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239280 |
Palavras-chave | Currículo da licenciatura, decolonialismo, socialismo libertário, lei 10.639 |
Colaboradores |