Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | ALESSANDRA SOARES BRANDÃO |
Depto | DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Cinema |
Titulo | O road movie em perspectiva feminista: os riscos e os rastros das mulheres nas estradas |
Resumo | Esse projeto de Iniciação Científica é parte de um Projeto de Pesquisa mais abrangente, intitulado Movimentos de Mulheres e Mulheres em Movimento no cinema e na literatura: precariedade e sobrevivência (ativo até 2022) e que tem como premissa uma perspectiva política e cartográfica das mulheres em movimento em narrativas contemporâneas. Nesse panorama maior, parte-se de um interesse inicial por narrativas de viagem, de deslocamento geográfico, físico, das personagens. No recorte específico para a iniciação científica, o objetivo central é elencar filmes em que as mulheres empreendem viagens, buscando investigar 1) os riscos que correm - pela vulnerabilidade de gênero - e, ao mesmo tempo, 2) os rastros de resistência que constroem, traçando desvios nas rotas já estabelecidas pelo road movie, que tanto privilegia o caminho percorrido por personagens masculinos. Desvio, portanto, das normas desenhadas pelas malhas de transporte, e que sintetizam um percurso do homem, do herói, da ‘History’ tão amplamente celebrada e disseminada nas narrativas clássicas. O gesto metodológico da cartografia propõe mapear um conjunto de filmes de estrada do século XXI com personagens mulheres no protagonismo, visando a análise desses ‘riscos’ e ‘rastros' que escrevem outras possibilidades de pensarmos a relação entre o gênero cinematográfico e o gênero social.
|
Link do Video | https://youtu.be/00TjM-z20yI |
Palavras-chave | Cinema, road movie, precariedade, mulheres |
Colaboradores | Ana Laura Cancelier De Luca Dias |