Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
RODRIGO PEREIRA ROCHA
Depto
DEPARTAMENTO DE FÍSICA / FSC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Física
Titulo
Modelo estocástico para o acoplamento das pandemias do COVID-19 e da desinformação no Brasil
Resumo

O presente material descreve brevemente as atividades da bolsista  PIBIC, Larissa Benedet Dall Agnol, durante o decorrer do último ano, entre 2021 e 2022. O projeto de pesquisa intitulado ‘Modelo estocástico para o acoplamento das pandemias da COVID-19 e da desinformação no Brasil’ contemplou a grande área da Física, com enfoque na Física Estatística, e buscou compreender a relação entre a disseminação de notícias falsas e a evolução de doenças infecciosas, como por exemplo a COVID-19 e contou com a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Pereira Rocha/Departamento de Física/UFSC.

As atividades da aluna consistiram em  um primeiro período de leitura, análise e apresentação de artigos científicos relacionados ao tema proposto, sugeridos pelo orientador, para a formação do pensamento crítico e da metodologia que seria usada adiante na aplicação dos estudos. Dois artigos foram selecionados para aprofundamento e respectiva reprodução a partir da elaboração dos programas, executados em linguagem Python. O primeiro programa abordou um modelo mínimo de redes sociais modulares, enquanto o segundo, descreveu a evolução de uma dinâmica epidemiológica acoplada à propagação de opiniões a favor e contra à campanha de vacinação.

A proposta do projeto se baseia no estudo dos efeitos das notícias falsas na disseminação do COVID-19 e de doenças infecciosas em geral, e em como as pandemias epidemiológicas e informacionais podem se acoplar e impactar o dia-a-dia e o avanço da doença.

Os resultados obtidos a partir dos programas desenvolvidos consistiram na produção de gráficos relacionados à estrutura de programação construída. Do primeiro programa obteve-se o grafo da rede de conexões, gerada a partir das propriedades determinadas em primeira instância no programa. Do segundo programa foi produzido um histograma das frequências dos estados dos nós ao longo do tempo de simulação, conforme as comunidades vão interagindo entre si.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239687
Palavras-chave
dinâmica estocástica, matrizes modulares
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br