Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Fundamentos da Educação
Titulo
Autoritarismo, formação, democracia: contribuições críticas de Theodor W. Adorno
Resumo

Em 1965, o filósofo Theodor W. Adorno proferiu uma conferência radiofônica, que no ano seguinte apareceu em livro que reunia ensaios seus – pensados como modelos críticos –, chamada Educação após Auschwitz. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre essa obra, entendida como suma educacional do projeto de uma dialética do esclarecimento, levado a cabo pelo autor em colaboração com Max Horkheimer. Ela pode ser dividida em dois planos: o do diagnóstico de época, com atenção ao lugar da educação na sociedade; o das proposições para que a barbárie, significada em Auschwitz, não se repita, tarefa que Adorno atribui como primordial para a educação. Para cada um dos planos, um conjunto de motivos psicanalíticos sustenta os argumentos apresentados. Esses motivos foram identificados e analisados (com recurso a Freud e suas obras tidas como sociológicas) em sua radicação empírica, processo que, metodologicamente, segue a proposição de Dialética negativa (livro do autor, de 1966), segundo a qual é preciso observar, além da prioridade do objeto, a dialética que nele se instala entre o conceitual e o não-conceitual. É nesse contexto que emergem, de forma socialmente orientada, conceitos clássicos da tradição educacional, como autonomia, experiência e esclarecimento, bem como a procura por uma educação para a democracia, o que inclui a formação subjetiva para ela e, portanto, a resistência ao desenvolvimento da personalidade autoritária e antidemocrática.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239245
Palavras-chave
Educação Crítica, Esfera Pública Popular, Theodor W Adorno, Fascismo, Formação
Colaboradores

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