Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | RENATA GOMES CAMARGO |
Depto | COLÉGIO DE APLICAÇÃO / CA/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | ESTUDO, REGISTRO E ANÁLISE DOS REGISTROS CONTIDOS NO DIÁRIO DE CAMPO DAS ATIVIDADES DO PROJETO PROPOSTA DE ATIVIDADES MEDIADAS POR ANIMAIS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO A PARTIR DA CINOTERAPIA |
Resumo | O projeto de pesquisa e extensão intitulado Proposta de Atividades Mediadas por Animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia, tem o ínicio de suas atividades no ano de 2015 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), e desde então desenvolve propostas de Intervenções Assistidas por Animais (IAA), junto aos estudantes que apresentam alterações de linguagem verbal (fala, leitura e/ou escrita) e/ou déficit de aprendizagem. As Intervenções Assistidas por Animais (IAA), mediadas com cães, são práticas que têm nos cachorros os principais mediadores das interações estabelecidas entre seres humanos e estes animais (MEZZOMO, et al., 2021). Sendo assim, autores e pesquisadores na área reconhecem que a Educação Assistida por Animais mediada com cães, interfere qualitativamente e positivamente no desenvolvimento educacional da criança. A presença do animal na escola, proporciona de forma lúdica, a aproximação de diferentes áreas do saber por meio de atividades, jogos e brincadeiras que favorecem aprendizagens formais como, por exemplo, as habilidades de leitura e escrita (VARGAS-LOPES, et al. 2021). Essa pesquisa, busca analisar de forma qualitativa, as propostas realizadas no período compreendido entre 2021 e 2022, desenvolvidas por esse projeto, investigando os benefícios das IAA mediadas com cães, tanto de forma virtual, no formato de atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), como de forma presencial no CA/UFSC. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239599 |
Palavras-chave | Educação, Fonoaudiologia, Intervenções Assistidas por animais, Linguagem, Atenção, Memoria |
Colaboradores | Luana Zimmer Sarzi |