Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | ANA PAULA DE OLIVEIRA SANTANA |
Depto | DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA / FONO/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Fonoaudiologia |
Titulo | Avaliação da Compreensão da Linguagem Oral: avanços e desafios |
Resumo | A discussão sobre protocolos para a avaliação de vocabulário na literatura brasileira ainda é muito reduzida, principalmente quando se considera a compreensão. Em sua grande maioria, os testes para avaliação de vocabulário receptivo e expressivo voltam-se para tarefas descontextualizadas. Nesse sentido, as dificuldades de vocabulário têm sido identificadas, muitas vezes, como se o sentido das palavras tivesse relação direta com o significado expresso no dicionário, ou seja, partem de uma concepção de linguagem representacional. A partir disso, o objetivo desse projeto foi comparar um teste para avaliação de vocabulário (ABFW) e um roteiro de avaliação da construção de sentido de palavras em contexto, relacionando com os aspectos sócio-históricos. Participaram dessa pesquisa 4 sujeitos sendo 2 crianças sem queixa de linguagem ou aprendizagem e 2 com queixas linguísticas. A análise dos dados foi pautada nos pressupostos da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva que concebe a compreensão como um fenômeno dialógico e ativo na interação social e ainda a linguagem como produto histórico-social. Para geração dos dados foi utilizado um questionário on-line e aplicação dos instrumentos de avaliação do vocabulário. Embora trate-se de um estudo de caso, os resultados apontam para o fato de que a avaliação de vocabulário contextualizada pode ser mais sensível para identificação de dificuldades de linguagem indicando aspectos não evidenciados em testes que avaliam a compreensão a partir de palavras isoladas. Ressalta-se ainda a necessidade do aumento do número dos sujeitos para fins de validação dessa proposta como uma avaliação diferencial para a compreensão de vocabulário de crianças entre 4 a 7 anos.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239679 |
Palavras-chave | Avaliação, compreensão, linguagem, fonoaudiologia |
Colaboradores |