Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ENEIDA OTO SHIROMA |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Estudos teóricos sobre Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável |
Resumo | No último ano, nossa pesquisa analisou os discursos da “Economia Criativa” e do “Desenvolvimento Sustentável”, que em seus projetos de desenvolvimento, colocam novas exigências à educação. Neste ano, em continuidade a este projeto de pesquisa, buscamos aprofundar a análise dos fundamentos educacionais dos discursos da Economia Criativa e do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, buscamos situar criticamente tais discursos e propostas frente ao avanço do capitalismo monopolista contemporâneo. Para isso, parte-se do acúmulo de análise de documentos do BID e da CEPAL, e realiza-se uma pesquisa bibliográfica pautada na crítica da economia política e na crítica à Teoria do Capital Humano. Trabalhamos, neste projeto, com a hipótese de que as transformações na estrutura econômica apontadas pela Economia Criativa e pelo Desenvolvimento Sustentável exigem, em contrapartida, transformações na formação da força de trabalho, implicando reformas na escola e na educação. Se o primeiro trabalho buscou responder à pergunta "o que são essas transformações?", a presente pesquisa se debruça na questão do "porquê tais mudanças aparecem agora?" |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239370 |
Palavras-chave | trabalho e educação, desenvolvimento sustentável, economia criativa, política educacional, organizações multilaterais |
Colaboradores |