Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MAILCE BORGES MOTA |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Psicolingüística |
Titulo | Avaliação os sistemas de memória declarativa e procedural de crianças não alfabetizadas |
Resumo | A pesquisa sobre a memória humana é um dos temas mais clássicos da psicologia cognitiva (berço da psicolinguística) e, desde os primeiros experimentos registrados por Herman Ebbinghaus, no século XIX, a linguagem verbal figura como o principal fenômeno de interesse no estudo dos processos de retenção de informação. Atualmente, sabemos que a memória humana trata-se de uma aliança de sistemas que se distinguem funcionalmente tanto na dimensão temporal, quanto no tipo de informação. Nossos sistemas de memória têm papel crucial no processamento linguístico, não apenas servindo de repositório de conhecimento declarativo (léxico-semântico), mas também atuando na execução de procedimentos que viabilizam computações morfossintáticas. Justamente por ser a memória humana uma das cognições mais investigadas nas ciências cognitivas, a literatura teórica e empírica sobre o tema é bastante vasta, assim como é complexo o inventário de tarefas de avaliação de nossos sistemas de memória. O presente plano de trabalho teve como objetivo geral investigar a interface entre processamento linguístico e os sistemas de memória de longo prazo denominados memória declarativa e memória procedural. Especificamente, almejou-se a identificação de tarefas de mensuração de memória declarativa e de memória procedural em crianças, a fim de se proceder à seleção, a partir da literatura, das tarefas que são mais adequadas para crianças não alfabetizadas. O Plano de Atividades executado guarda relação com o projeto de pesquisa "Adaptações neurocognitivas associadas à alfabetização de crianças e adultos: efeitos nos sistemas de memória, controle atencional e processamento da linguagem", uma vez que o referido projeto prevê a elaboração de um protocolo de pesquisa com tarefas linguísticas e cognitivas que serão implementadas com crianças e adultos que não sabem ler. Entre as tarefas cognitivas estão aquelas que avaliam os sistemas de memória declarativa, procedural e de trabalho. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239728 |
Palavras-chave | priming sintatico, priming morfologico, aprendizagem da leitura |
Colaboradores |