Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MAILCE BORGES MOTA
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Psicolingüística
Titulo
Avaliação os sistemas de memória declarativa e procedural de crianças não alfabetizadas
Resumo

A pesquisa sobre a memória humana é um dos temas mais clássicos da psicologia cognitiva (berço da psicolinguística) e, desde os primeiros experimentos registrados por Herman Ebbinghaus, no século XIX, a linguagem verbal figura como o principal fenômeno de interesse no estudo dos processos de retenção de informação. Atualmente, sabemos que a memória humana trata-se de uma aliança de sistemas que se distinguem funcionalmente tanto na dimensão temporal, quanto no tipo de informação. Nossos sistemas de memória têm papel crucial no processamento linguístico, não apenas servindo de repositório de conhecimento declarativo (léxico-semântico), mas também atuando na execução de procedimentos que viabilizam computações morfossintáticas. Justamente por ser a memória humana uma das cognições mais investigadas nas ciências cognitivas, a literatura teórica e empírica sobre o tema é bastante vasta, assim como é complexo o inventário de tarefas de avaliação de nossos sistemas de memória. O presente plano de trabalho teve como objetivo geral investigar a interface entre processamento linguístico e os sistemas de memória de longo prazo denominados memória declarativa e memória procedural. Especificamente, almejou-se a identificação de tarefas de mensuração de memória declarativa e de memória procedural em crianças, a fim de se proceder à seleção, a partir da literatura, das tarefas que são mais adequadas para crianças não alfabetizadas. O Plano de Atividades executado guarda relação com o projeto de pesquisa "Adaptações neurocognitivas associadas à alfabetização de crianças e adultos: efeitos nos sistemas de memória, controle atencional e processamento da linguagem", uma vez que o referido projeto prevê a elaboração de um protocolo de pesquisa com tarefas linguísticas e cognitivas que serão implementadas com crianças e adultos que não sabem ler. Entre as tarefas cognitivas estão aquelas que avaliam os sistemas de memória declarativa, procedural e de trabalho.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239728
Palavras-chave
priming sintatico, priming morfologico, aprendizagem da leitura
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br