Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | JERZY ANDRE BRZOZOWSKI |
Depto | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA / FIL/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Epistemologia |
Titulo | Fazendo filosofia através da ficção científica: tradução radical e performatividade em História da sua vida, de Ted Chiang, e A Voz do Mestre, de Stanisław Lem |
Resumo | Este trabalho tem como objetivo fornecer uma resposta positiva para a problemática a respeito da possibilidade de obtermos conhecimento sobre o mundo empírico, através de obras de ficção. Apresentamos uma defesa da tese do cognitivismo crítico, proposta por John Gibson, segundo o qual é possível ter ganhos cognitivos a partir da interpretação de obras ficcionais em um contexto externo a elas, bem como a perspectiva de Catherine Elgin, na qual a ficção pode ser tomada como um experimento mental que exemplifica e nos fornece acesso epistêmico a certos aspectos normativos, psicológicos e metafísicos do mundo empírico. Nossa proposta é mostrar que essas narrativas ficcionais propiciam, com relativa independência do meio acadêmico, discussões caras à filosofia. Por fim, realizamos uma análise crítica do romance O Tempo e o Vento de Érico Verrísimo, buscando demonstrar que, tanto os elementos propriamente ficcionais quanto os elementos históricos envolvidos no romance podem ser utilizados como experimento mental na tarefa de decifrar e exemplificar os elementos presentes na narrativa ricoueriana. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239482 |
Palavras-chave | narrativa, ficção científica, filosofia da linguagem, epistemologia da ficção, cognitivismo |
Colaboradores |