Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | JULIO APOLINÁRIO CORDIOLI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Predição de ruído para controle em veículos eVTOL |
Resumo | O uso de drones está cada vez mais presente - suas funções variam desde uso midiático até pesquisas acadêmicas. Em grande parte das aplicações, a geração de ruído é prejudicial e indesejada. Uma das principais fontes de ruidode drone é o conjunto motopropulsor. Dessa forma, torna-se importante estudar o som proveniente do motore da hélice. Já existem inúmeros estudos relacionados ao ruído de hélices tradicionais, porém não se conhece aplicabilidade destes modelos na predição de ruído de hélices de menor escala, como as utilizadas em drones, já que as condições de escoamento são bastante distintas. O estudo indicado neste relatório se propõe a analisar a confiabilidade da predição de parâmetros aerodinâmico relevantes para a caracterização acústica, comparando os dados obtidos com dados experimentais da literatura. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239515 |
Palavras-chave | ruído, tratamento acústico, motores aeronáuticos, drones, evtol, rotor |
Colaboradores |