Número do Painel
Autor
Instituição
Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ELISON ANTONIO PAIM
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Fundamentos da Educação
Titulo
Por Entre Silêncios e Diálogos: Memórias e Experiências de (Re)Existência aos Racismos em Escolas de Paulo Lopes, Imbituba e Garopaba - SC
Resumo

O presente projeto de iniciação científica está vinculado ao projeto “Por entre silêncios e diálogos: memórias e experiências de (re)existência aos racismos em escolas de Paulo Lopes, Imbituba e Garopaba – SC”. Objetivamos, com este projeto de IC, buscar, catalogar e estudar teses e dissertações sobre comunidades quilombolas e/ou quilombos no Estado, destacando as narrativas, memórias e ancestralidades produzidas em instituições de ensino de Santa Catarina. Quando entrei no projeto em 2022.2, o projeto já havia avançado nas questões de metodologias e pesquisas bibliográficas de teses e dissertações. Minha parceira de pesquisa, Ana, já havia apresentado os primeiros resultados da pesquisa em eventos. O que ficou para mim foi a realização de leituras e fichamentos. Ao longo das atividades, algumas alterações foram feitas devido às circunstâncias. O número de leituras foi ajustado para incluir apenas bibliografias relevantes para o tema, e as entrevistas optaram por focar nos professores, deixando as entrevistas com estudantes para pesquisas subsequentes. Dos resultados, a pesquisa tem um teor de promoção da igualdade e fortalecimento da democracia, com ênfase em uma educação para as relações étnico-raciais. Foi observado que a maioria dos pesquisadores que estudam escolas quilombolas, quilombos, histórias quilombolas, etc., são mulheres e autores decoloniais que se aprofundam na educação étnico-racial, seguindo a abordagem decolonial. Para o futuro, pretendemos aprofundar ainda mais a pesquisa e realizar entrevistas com os estudantes das comunidades quilombolas. Com base nas mudanças planejadas em nossa pesquisa, hipotetizamos que, ao realizar entrevistas com estudantes das comunidades quilombolas nos municípios de Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba em Santa Catarina, identificaremos experiências e perspectivas únicas relacionadas à discriminação racial e à (re)existência em ambiente escolar. Além disso, supomos que essas entrevistas revelarão a importância de práticas pedagógicas voltadas para a educação para as relações étnico-raciais, contribuindo para uma maior compreensão das experiências dos estudantes e, eventualmente, para o fortalecimento das estratégias de promoção da igualdade racial nas escolas. 

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250501
Palavras-chave
étnicorraciais, Memórias, Experiências, quilombolas
ColaboradoresAna Beatriz Araújo

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