Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/UFSC
Orientador
JOSE RIPPER KOS
Depto
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO / ARQ/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Ecologia Urbana
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Planejamento Urbano e Regional
Titulo
Organização da Estrutura do Banco de Dados
Resumo

A era digital facilitou o acesso a artigos científicos, mas a fragmentação das plataformas e a falta de disponibilidade de dados subjacentes geram desafios. Isso dificulta a integração entre campos científicos e afasta a produção acadêmica da prática profissional, questão que se mostra evidente nas áreas de gestão e de planejamento urbano. Esta lacuna entre teoria e aplicação é um obstáculo para o desenvolvimento sustentável das cidades. A Plataforma Ecossistema das Cidades surge como resposta a estes desafios. Elaborada pelo Laboratório de Ecologia Urbana, esta plataforma representa uma solução para promover a integração e colaboração entre diversos campos científicos. Seu objetivo primordial é abordar os complexos desafios urbanos contemporâneos, valendo-se de abordagens sistêmicas apoiadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

A pesquisa foca na organização de artigos científicos em 14 eixos temáticos, alinhados às necessidades das cidades. O trabalho da pesquisadora partiu da revisão de literatura em bases de dados relevantes, visando identificar pesquisadores, seus trabalhos e grupos de pesquisa, inicialmente na UFSC. Artigos preliminarmente selecionados foram filtrados a partir da aderência em mais de um eixo temático, visando co-benefícios na cidade, seguindo da sistematização de dados essenciais em planilhas, facilitando a preparação para as etapas subsequentes de geoespacialização, que foram posteriormente importados para o software QGIS. Após isso, foram envolvidos testes de espacialização e visualização, utilizando a plataforma Kepler.gl. Os dados necessários para a importação na plataforma foram extraídos da Planilha de Sistematização de Trabalhos por Pesquisador, que seria transformada tanto em pontos no mapa, como em dados contidos nos pontos. A última fase da pesquisa compreendeu a integração do mapa à plataforma. Para isso, foram selecionadas linguagens de programação compatíveis com a estrutura da plataforma, levando em consideração requisitos de desempenho e compatibilidade, buscando diversas estratégias para solucionar desafios técnicos relacionados à incorporação de mapas interativos online.

Em síntese, esta pesquisa representa um marco significativo na abordagem dos desafios enfrentados pelas cidades. A integração de TICs, SIG, programação e LLMs proporciona uma perspectiva abrangente e inovadora para integrar a regeneração ambiental às dinâmicas humanas. A Plataforma Ecossistema das Cidades é um passo crucial em direção a formas de ocupações urbanas voltadas para sinergias entre diferentes setores da gestão das cidades. Através dessas tecnologias, a plataforma busca incentivar o desenvolvimento urbano reduzindo as desigualdades sociais, criando cidades mais resilientes aos eventos climáticos e garantindo o bem estar e qualidade de vida para todos. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam não apenas para o desenvolvimento da plataforma, mas também para a consecução de objetivos sistêmicos nas cidades.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250684
Palavras-chave
regeneração ambiental, desigualdades, tecnologias sociais, banco de dados, resiliência urbana, meio ambiente
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br