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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MIRIAM PILLAR GROSSI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Antropologia |
Titulo | Prêmios, editais e concursos como política de incentivo à participação de mulheres na ciência |
Resumo | A presente pesquisa individual, intitulada 'Impactos do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero nas trajetórias das agraciadas pela categoria Estudante do Ensino Médio' e inserida no projeto maior 'Prêmios, editais e concursos como política de incentivo à participação de mulheres na ciência', teve como objetivo avaliar os impactos do Prêmio Construindo Igualdade de Gênero nas trajetórias das agraciadas pela categoria Estudante do Ensino Médio, partindo da hipótese de que esta política pública foi um incentivador para seguir carreira acadêmica. Para isso, utilizei uma metodologia qualitativa e realizei 34 entrevistas semi-estruturadas com agraciadas pela premiação e 3 com gestoras e ex-gestoras de instituições promotoras: a SPM e o CNPq, com o propósito secundário de conhecer o olhar institucional sobre a política. Fruto de ação coletiva e possuidor de um potencial de retorno, o Prêmio teve duas linhas principais de impactos nas trajetórias da premiadas: atuou como incentivo acadêmico, motivando para a entrada no Ensino Superior, ao qual todas as interlocutoras chegaram, e como politizador, divulgando um valor social de equidade que as direcionou para ações multiplicadoras dos efeitos da política pública. Também foram descobertas algumas dificuldades institucionais quanto à entrega das recompensas previstas pela premiação em seu último ano (já sob o governo Temer), e a de implantação das bolsas PIBIC nos casos de premiadas que estavam finalizando o Ensino Médio, ao longo de todas as edições. Concluímos que embora não configurando um determinante para que as agraciadas se voltassem à pesquisa, o Prêmio foi fundamental na construção de um perfil de valorização do conhecimento e da formação acadêmica e no despertar para a defesa da igualdade de gênero. Esses impactos tiveram impulso através do reconhecimento e validação intelectual experienciados principalmente pelas premiadas que puderam participar da cerimônia em Brasília, sendo a viagem financiada pela SPM apenas para a Etapa Nacional. Deixamos como sugestões para a continuidade desta política pública a garantia de implantação das bolsas PIBIC e a priorização do financiamento institucional da viagem também para as premiadas na Etapa Unidade da Federação. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250837 |
Palavras-chave | Gênero, Ciências, Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, impactos, política pública, Ensino Médio |
Colaboradores |