Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MIRIAM PILLAR GROSSI
Depto
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Antropologia
Titulo
Prêmios, editais e concursos como política de incentivo à participação de mulheres na ciência
Resumo

A presente pesquisa individual, intitulada 'Impactos do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero nas trajetórias das agraciadas pela categoria Estudante do Ensino Médio' e inserida no projeto maior 'Prêmios, editais e concursos como política de incentivo à participação de mulheres na ciência', teve como objetivo avaliar os impactos do Prêmio Construindo Igualdade de Gênero nas trajetórias das agraciadas pela categoria Estudante do Ensino Médio, partindo da hipótese de que esta política pública foi um incentivador para seguir carreira acadêmica. Para isso, utilizei uma metodologia qualitativa e realizei 34 entrevistas semi-estruturadas com agraciadas pela premiação e 3 com gestoras e ex-gestoras de instituições promotoras: a SPM e o CNPq, com o propósito secundário de conhecer o olhar institucional sobre a política. Fruto de ação coletiva e possuidor de um potencial de retorno, o Prêmio teve duas linhas principais de impactos nas trajetórias da premiadas: atuou como incentivo acadêmico, motivando para a entrada no Ensino Superior, ao qual todas as interlocutoras chegaram, e como politizador, divulgando um valor social de equidade que as direcionou para ações multiplicadoras dos efeitos da política pública. Também foram descobertas algumas dificuldades institucionais quanto à entrega das recompensas previstas pela premiação em seu último ano (já sob o governo Temer), e a de implantação das bolsas PIBIC nos casos de premiadas que estavam finalizando o Ensino Médio, ao longo de todas as edições. Concluímos que embora não configurando um determinante para que as agraciadas se voltassem à pesquisa, o Prêmio foi fundamental na construção de um perfil de valorização do conhecimento e da formação acadêmica e no despertar para a defesa da igualdade de gênero. Esses impactos tiveram impulso através do reconhecimento e validação intelectual experienciados principalmente pelas premiadas que puderam participar da cerimônia em Brasília, sendo a viagem financiada pela SPM apenas para a Etapa Nacional. Deixamos como sugestões para a continuidade desta política pública a garantia de implantação das bolsas PIBIC e a priorização do financiamento institucional da viagem também para as premiadas na Etapa Unidade da Federação.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250837
Palavras-chave
Gênero, Ciências, Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, impactos, política pública, Ensino Médio
Colaboradores

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