Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
LETÍCIA ALBUQUERQUE
Depto
DEPARTAMENTO DE DIREITO / DIR/CCJ
Centro
CENTRO DE CIENCIAS JURIDICAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Direito
Titulo
PLANO BOLSISTA 1 - PESQUISA BRASIL E AMÉRICA LATINA
Resumo

No dia 09 de Janeiro de 2023 a Colômbia e o Chile emitem um pedido de Parecer Consultivo para a Corte IDH, acerca das mudanças climáticas e os direitos humanos. Tal solicitação leva à análise de diversos fatores: como trata-se o funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos? A Corte, especificamente, atua de que forma? Para quê servem as Opiniões Consultivas? Como os direitos humanos se relacionam com o meio ambiente? Qual é o cenário atual das mudanças climáticas, no Mundo e nas Américas? 

São perguntas como essas, além de outras, que encaminharam a realização dessa pesquisa. A solicitação de parecer consultiva está mergulhada em um contexto de múltiplas camadas. Em primeiro plano compreende-se que os pareceres consultivos são uma das funções da Corte IDH e podem significar avanços jurídicos e políticos, como a OC 23 de 2017. 

Entretanto, as emergências climáticas ainda não foram tratadas especificamente pela Corte em Opinião Consultiva, existindo uma diversidade de questionamentos urgentes. Sabe-se que a Crise Climática trata-se de uma realidade latente e crítica, fruto da ação humana de exploração desmedida e a emissão exacerbada de gases de efeito estufa, no entanto, os danos não são distribuídos de maneira igualitária. Nesse sentido, existem populações e territórios particularmente vulneráveis, em que os direitos humanos de alguns grupos já encontram-se fragilizados. Assim ocorre na América Latina, um território que fora colonizado e ainda padece dos efeitos desse processo predatório, com desigualdades exacerbantes. Dessa forma, o pedido de Opinião Consultiva elucida essas questões diferenciadas e questiona à Corte IDH como devem proceder os Estados no enfrentamento das mudanças climáticas, por uma perspectiva de direitos humanos.

A metodologia utilizada foi analítica e dedutiva, por meio da leitura de artigos, dissertações de mestrado, livros, noticiários, bancos de dados, relatórios, resoluções e documentos jurídicos. Observa-se, que o projeto geral vinculado é acerca da “Emergência Climática e Direitos Humanos nos Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos”, no entanto essa bolsista se responsabilizou pela discussão centrada no território latino-americano. Além disso, constou como objetivo específico a análise do Pedido de Opinião Consultiva para a Corte IDH acerca da Emergência Climática e dos Direitos Humanos (2023).   

Conclui-se, desse modo, que a América Latina possui suas particularidades nos fatores de produção, prevenção, adaptação e mitigação às mudanças climáticas. Em vista disso, faz-se necessária a atuação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e, nesse sentido, as Opiniões Consultivas da Corte IDH demonstram-se uma resposta possível. Assim como a OC 23/17 significou um marco jurisdicional, o presente Pedido adquire a possibilidade de receber uma resposta da Corte efetiva, na qual se apresente perspectivas relevantes de direitos humanos no enfrentamento da crise climática emergente.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250981
Palavras-chave
Emergência Climática, Litigância Climática, Direitos Humanos, Meio Ambiente
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br