Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
JAIME HILLESHEIM
Depto
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL / DSS/CSE
Centro
CENTRO SOCIOECONÔMICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Serviço Social
Titulo
Serviço Social e Novas Tecnologias: o uso das mídias sociais por assistentes sociais para fins profissionais
Resumo

O presente estudo traduz resultados do processo de investigação relativo a um subprojeto de pesquisa que tem como objeto os usos das mídias sociais por assistentes sociais para fins profissionais. Esta proposta se vincula a outras mais amplas: uma que discute o tema Serviço Social, Trabalho e Inovações Tecnológicas e outra que aborda  Os desafios do acesso e das intervenções profissionais nas políticas sociais diante das tecnologias de Informação e de comunicação (TIC). Todas com o apoio financeiro do CNPq. O objetivo proposto para o referido subprojeto foi o de analisar os usos feitos por assistentes sociais das TIC, particularmente das mídias sociais, para fins profissionais. Na     etapa de pesquisa que ora se conclui, foi realizada uma investigação sobre os conteúdos digitais produzidos nas mídias sociais utilizadas por asssintes sociais para os fins mencionados. Para isso, foram analisados 33 perfis no Instagram, 38 canais do o YouTube e as publicações de 15 grupos do Facebook. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitiva, na qual os documentos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, o que se deu a partir da definição de categorias analíticas próprias a cada uma das três mídias sociais envolvidas. Embora cada mídia tenha apresentado suas características próprias, os resultados apontam para três tendêncis gerais de uso das mídias sociais para fins profissionais: 1) a oferta de produtos e serviços voltados para Concursos Público na área de serviço social, como apostilas, cursos e vídeoaulas; 2) oferta de produtos e serviços voltados para a Qualificação Profissional, como cursos, mentorias, assesossorias, consultorias e supervisões e 3) oferta de força de trabalho por assistentes sociais autodenominados de autônomos, que prestam serviços ou ofertam produtos e serviços, como consultorias, cursos e mentorias a outros assistentes, na perspectiva de auxílio no ingresso no mercado de trabalho autônomo.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250854
Palavras-chave
Serviço social, Mídias sociais, Inovação Tecnológica, Trabalho
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br