Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARINA MENEZES
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia do Desenvolvimento Humano
Titulo
Redes sociais significativas de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social durante a pandemia de COVID-19
Resumo

A pandemia de COVID-19 teve impactos globais adversos, com particularidades em diferentes contextos. Em comunidades vulneráveis, os efeitos foram mais significativos, afetando o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Este estudo qualitativo, descritivo, transversal e retrospectivo está inserido em uma pesquisa de Doutorado em curso e objetivou identificar as redes sociais significativas de crianças e adolescentes em seus contextos de vida durante a pandemia. Participaram 24 crianças e adolescentes de dois projetos comunitários no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis–SC, uma região de vulnerabilidade social. Para a coleta de dados, inicialmente foi realizada uma inserção ecológica para aproximação com o campo e os projetos comunitários. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes responderam a um questionário sociodemográfico para caracterizar os participantes, que elaboraram individualmente o Mapa de Rede adaptado para crianças e adolescentes. Para analisar os dados decorrentes do Mapa de Rede, utilizou-se os critérios de Sluzki sobre a estrutura e as funções dos vínculos. Os participantes tinham entre 7 e 15 anos, sendo a maioria do gênero feminino, pardos e pretos, oriundos de escola pública. Os responsáveis tinham idade média de 37 anos, eram majoritariamente do gênero feminino, pretos e pardos. Durante a pandemia, as redes sociais das crianças e adolescentes eram de tamanho médio, com aproximadamente 10 pessoas e a prevalência de adultos do gênero feminino. Foram identificados 120 vínculos nas redes das crianças e 76 nas dos adolescentes, com relações de maior proximidade e intimidade. Para as crianças, os vínculos mais significativos foram os familiares e amigos, com funções predominantes de companhia social e ajuda material e de serviços. Para os adolescentes, os vínculos mais importantes foram os familiares e membros da comunidade, com funções de companhia social e guia cognitivo e de conselhos. O estudo destaca a importância de visibilizar as redes sociais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, bem como o tipo de apoio que necessitam das pessoas significativas para o gerenciamento de crises como a pandemia de COVID-19.

Palavras-chave: Desenvolvimento humano; Redes sociais de apoio; Vulnerabilidade social; COVID-19

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258896
Palavras-chave
redes sociais significativas, COVID 19, desenvolvimento humano
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br