Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
EUGENIO ANDRES DIAZ MERINO
Depto
Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologia / DGMT/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
NGD/LDU (UFSC)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Programação Visual
Titulo
INTRUMENTAÇÃO TECNOLÓGICA DESIGN E USABILIDADE bases para o desenvolvimento de produtos e serviços: captura de movimentos
Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a captura de movimentos por sensores inerciais em associação com a animação 3D, com a intenção de construir uma base de conhecimento consistente na área. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira, de caráter teórico, abrangendo uma revisão integrativa de literatura abordando a produção atual na intersecção entre captura de movimento e animação. A segunda fase, de cunho prático, consistiu na realização de atividades relacionadas a captura e edição de movimentos, com a finalidade de desenvolver e documentar um processo de união entre a e a animação 3D. Para isso foi realizada a descrição do conjunto de procedimentos para a conversão dos dados capturados por sensores inerciais do software MVN Studio PRO (Xsens) em movimentos aplicados em personagens 3D, utilizando o software MotionBuilder (Duarte, 2024). Tal conjunto de procedimentos consiste em cinco etapas: exportação do arquivo no software MVN Studio PRO; importação no software MotionBuilder; definição de esqueleto; sincronização com o personagem; e edição do movimento. A pesquisa, por fim, evidenciou o potencial da utilização da captura de movimentos por sensores inerciais associado com a animação de personagens tridimensionais.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259478
Palavras-chave
Design, tecnologia, engenharia, usabilidade, produtos, serviços
ColaboradoresIrandir Izaquiel Paulo

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br