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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | EUGENIO ANDRES DIAZ MERINO |
Depto | Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologia / DGMT/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | NGD/LDU (UFSC) |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Programação Visual |
Titulo | INTRUMENTAÇÃO TECNOLÓGICA DESIGN E USABILIDADE bases para o desenvolvimento de produtos e serviços: captura de movimentos |
Resumo | A pesquisa teve como objetivo investigar a captura de movimentos por sensores inerciais em associação com a animação 3D, com a intenção de construir uma base de conhecimento consistente na área. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira, de caráter teórico, abrangendo uma revisão integrativa de literatura abordando a produção atual na intersecção entre captura de movimento e animação. A segunda fase, de cunho prático, consistiu na realização de atividades relacionadas a captura e edição de movimentos, com a finalidade de desenvolver e documentar um processo de união entre a e a animação 3D. Para isso foi realizada a descrição do conjunto de procedimentos para a conversão dos dados capturados por sensores inerciais do software MVN Studio PRO (Xsens) em movimentos aplicados em personagens 3D, utilizando o software MotionBuilder (Duarte, 2024). Tal conjunto de procedimentos consiste em cinco etapas: exportação do arquivo no software MVN Studio PRO; importação no software MotionBuilder; definição de esqueleto; sincronização com o personagem; e edição do movimento. A pesquisa, por fim, evidenciou o potencial da utilização da captura de movimentos por sensores inerciais associado com a animação de personagens tridimensionais. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259478 |
Palavras-chave | Design, tecnologia, engenharia, usabilidade, produtos, serviços |
Colaboradores | Irandir Izaquiel Paulo |