| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Orientador | DANIELA KARINE RAMOS |
| Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
| Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
| Sub-área do Conhecimento | Educação |
| Titulo | PROJETO SENSIDEX: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA TRABALHAR COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA INFÂNCIA: Formação dos professores |
Resumo | O projeto foi desenvolvido vinculado às atividades realizadas pelo grupo Edumídia e sendo parte da 4ª etapa do Projeto Sensidex, tem como objetivo propor e avaliar um processo de formação de professores sobre competências emocionais e intervenções com o uso do jogo Sensidex na escola. Para a realização da pesquisa foram realizadas três ações formativas, sendo uma disciplina da pós-graduação, um curso de extensão aberto no Moodle e uma workshop no evento “Encontro internacional sobre jogos e mobile learning“, realizado em Portugal, somando no total 37 participantes. O estudo possui natureza aplicada, é uma pesquisa descritiva e utiliza o procedimento de levantamento, com um caráter misto, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o jogo Sensidex enriquece a formação de professores ao promover o desenvolvimento de competências emocionais, engajando alunos e incentivando a participação ativa e o aprendizado emocional. Apesar de não ser adaptado especificamente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ajustes nos questionários mostraram que o jogo também é eficaz nesse contexto. O feedback dos professores foi fundamental para maximizar os benefícios, e a aceitação do Sensidex em um workshop em Portugal reafirmou seu valor pedagógico. A expansão do uso de abordagens lúdicas no ambiente escolar é recomendada para uma formação mais completa dos alunos. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259745 |
| Palavras-chave | regulação emocional, funções executivas, tecnologias digitais, formação integral |
| Colaboradores |
