Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ANDRÉ ARY LEONEL |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Física |
Titulo | As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos Livros Didáticos de Física: Implicações para um ensino mais humanizado |
Resumo | Este trabalho tem o objetivo de investigar as implicações da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Física a partir de uma revisão bibliográfica nos anais dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física, dentre as edições de 2004 e 2022. No campo das políticas públicas observa-se a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, no âmbito de todo currículo escolar, com a criação da lei 10.639 e atual lei 11.645. A análise foi realizada através da revisão integrativa e selecionou 13 trabalhos. O presente trabalho ressalta a necessidade de disseminar esses conhecimentos entre os educadores, superando a escassez de materiais nas ciências exatas que contemplem um olhar voltado às relações étnico-raciais. Dessa forma, propõe-se a integração de conhecimentos das populações indígenas, negras e quilombolas no Ensino de Física, reconhecendo suas contribuições culturais e científicas para a nossa sociedade. Conclui-se que a promoção da ERER demanda esforços na garantia de implementação das políticas públicas, na transformação do currículo e na qualificação dos materiais didáticos e da formação docente como um caminho para uma educação mais justa e inclusiva. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259717 |
Palavras-chave | Ensino de Física, Educação em Direitos Humanos, Multicuturalidade, Livros Didáticos, Lei 106392003, Lei 116452008 |
Colaboradores |