Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANDRÉ ARY LEONEL
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Física
Titulo
As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos Livros Didáticos de Física: Implicações para um ensino mais humanizado
Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar as implicações da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Física a partir de uma revisão bibliográfica nos anais dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física, dentre as edições de 2004 e 2022. No campo das políticas públicas observa-se a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, no âmbito de todo currículo escolar, com a criação da lei 10.639 e atual lei 11.645. A análise foi realizada através da revisão integrativa e selecionou 13 trabalhos. O presente trabalho ressalta a necessidade de disseminar esses conhecimentos entre os educadores, superando a escassez de materiais nas ciências exatas que contemplem um olhar voltado às relações étnico-raciais. Dessa forma, propõe-se a integração de conhecimentos das populações indígenas, negras e quilombolas no Ensino de Física, reconhecendo suas contribuições culturais e científicas para a nossa sociedade. Conclui-se que a promoção da ERER demanda esforços na garantia de implementação das políticas públicas, na transformação do currículo e na qualificação dos materiais didáticos e da formação docente como um caminho para uma educação mais justa e inclusiva.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259717
Palavras-chave
Ensino de Física, Educação em Direitos Humanos, Multicuturalidade, Livros Didáticos, Lei 106392003, Lei 116452008
Colaboradores

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