Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | SIMONE MEISTER SOMMER BILESSIMO |
Depto | COORDENADORIA ESPECIAL INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO / CIT/CTS/ARA |
Centro | CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE |
Laboratório | RexLab - Laboratorio de Experimentação remota |
Grande Área / Área do Conhecimento | Outros/Outros |
Sub-área do Conhecimento | Multidisciplinar |
Titulo | Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários de Laboratórios Remotos |
Resumo | O vídeo descreve um projeto apresentado no Trigésimo Quarto Seminário PIBIC (realizado entre 2023 e 2024) relacionado à criação de uma Comunidade de Práticas para professores que utilizam o Laboratório Remoto VISIR sob a orientação da Professora Doutora Simone Meister. Esse projeto faz parte das atividades do RExLab, um Laboratório de Experimentação Remota na UFSC Araranguá, que reconhece a crescente importância das tecnologias digitais na educação, especialmente no ensino público. A iniciativa visa estabelecer uma Comunidade de Práticas centrada nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, fazendo uso da plataforma VISIR para permitir experimentos remotos em tempo real. Além disso, o projeto inclui a plataforma Labs4Steam, que possibilita o compartilhamento de recursos pedagógicos entre professores. Também oferece cursos e materiais online para capacitar professores a utilizar tecnologias virtuais e remotas na sala de aula. Outra parte importante do projeto é o INTEC edu, um ambiente virtual de aprendizado destinado a alunos e professores. Destaca-se o curso "Maker ODS", que tem como objetivo promover práticas educacionais sustentáveis alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, há o curso "Maker Robótica", que orienta professores no campo da robótica e programação. O vídeo também menciona a disponibilidade gratuita de laboratórios de física e matemática no site Relle, desenvolvidos pelo laboratório e seus parceiros, que estão à disposição tanto de professores quanto de alunos. No decorrer dos anos, o RExLab tem se dedicado à expansão de suas instalações e à criação de novos laboratórios remotos para atender às necessidades educacionais de alunos e professores. O objetivo contínuo é inovar e adaptar-se às mudanças no ensino médio, bem como na introdução de tecnologias na sala de aula, enquanto busca ampliar a colaboração internacional com outras instituições acadêmicas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259941 |
Palavras-chave | Tecnologia Educacional, Laboratórios Remotos, Comunidade de Práticas |
Colaboradores |