| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC | 
| Tipo de Bolsa | BIPI-AF/UFSC | 
| Orientador | GUILHERME WAGNER | 
| Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU | 
| Centro | CENTRO DE BLUMENAU | 
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas | 
| Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem | 
| Titulo | Investigação Teórica em Subjetivações Matemáticas | Resumo | Esta pesquisa investiga como a subjetividade emerge nos processos de aprendizagem da Matemática, articulando a Teoria da Objetivação (Radford, 2021) e a Teoria da Subjetividade (González Rey, 2005; Wagner, 2024). Desenvolvida com abordagem teórica e qualitativa, a investigação utilizou revisão bibliográfica crítica para compreender como os sujeitos se constituem no contexto da Educação Matemática, considerando dimensões simbólicas, afetivas e culturais. O estudo destaca que aprender Matemática não é apenas adquirir conteúdos, mas participar de um processo intersubjetivo, em que gestos, linguagem, silêncios e interações sociais contribuem para a construção do conhecimento e da própria subjetividade. A análise evidencia que práticas pedagógicas centradas exclusivamente em técnica ou desempenho reduzem a aprendizagem e desconsideram a complexidade do sujeito. Ao contrário, práticas éticas, dialógicas e sensíveis à alteridade favorecem a emergência de sujeitos críticos, autônomos e conscientes de seu papel social. O projeto se relaciona ao eixo temático “Promoção da igualdade e fortalecimento da democracia” da UFSC, ao propor uma Educação Matemática que reconhece a diversidade, valoriza a participação ativa dos estudantes e contribui para a formação de sujeitos socialmente engajados. A pesquisa aponta caminhos para futuras investigações empíricas que explorem como a subjetividade se manifesta em diferentes contextos escolares e como práticas pedagógicas podem promover aprendizagem significativa, inclusão e cidadania. | 
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267768 | 
| Palavras-chave | Perspectiva Maker, Teoria da Objetivação, Análise multimodal, Educação Matemática | 
| Colaboradores | 
