| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | LENON SCHMITZ |
| Depto | DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO / DEC/CTS/ARA / DEC/CTS/ARA |
| Centro | CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
| Sub-área do Conhecimento | Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos |
| Titulo | Avaliação de perdas de potência em inversores de tração EV: uma ferramenta de modelagem estocástica para avaliação de desempenho |
Resumo | Este artigo propõe uma ferramenta de modelagem estocástica projetada para avaliar o desempenho de inversores de tração em veículos elétricos (VEs). Os componentes do trem de força do VE são modelados da seguinte forma: a bateria é representada como um circuito elétrico equivalente, o inversor de tração é caracterizado por sua curva de eficiência, enquanto o motor elétrico é representado pela demanda de potência estocástica. A ferramenta pode ser simulada para verificar diferentes aspectos da operação do EV, como a autonomia da bateria e a demanda total de energia. Com base nos resultados obtidos, uma eficiência média ponderada do VE é definida para ser usada como uma métrica de referência para avaliações simples e rápidas de desempenho dos inversores de tração. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267857 |
| Palavras-chave | íons de lítio, monitoramento, modelagem, estado de carga, estado de saúde, sistema ciberfísico |
| Colaboradores |
