| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC | 
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC | 
| Orientador | SUZANI CASSIANI | 
| Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED | 
| Centro | CENTRO DE EDUCACAO | 
| Laboratório | DICITE - Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação | 
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas | 
| Sub-área do Conhecimento | Educação | 
| Titulo | Entre o Brasil e a Ásia: diálogos entre práticas antirracistas e internacionalismo solidário a partir de oficinas de letramento racial na formação em Biologia. | Resumo | Este trabalho é a síntese da minha pesquisa de Iniciação Científica do ciclo 2024-2025, vinculada ao macroprojeto de Implementação do primeiro Mestrado em Educação na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no país asiático Timor Leste. O objetivo foi investigar como práticas de letramento racial podem contribuir para a formação docente em Ciências Biológicas, em diálogo com os princípios de uma educação decolonial crítica e das cooperações Sul-Sul que orientam o macroprojeto internacional. Como método, utilizei a vivência em oficinas de letramento racial no projeto Ebó Epistêmico da UFSC, nas quais organizei e executei quatro oficinas com estudantes do ensino médio e superior. Durante essa trajetória, aprofundei a distinção entre ERER (Educação para as Relações Étnicorraciais) e EARER (Educação Antirracista para as Relações Étnicorraciais) tensionando minha própria branquitude e compreendendo a ação antirracista como estruturante para práticas pedagógicas. Os resultados mostraram que a participação nas oficinas ampliou meu olhar crítico sobre o ensino de Biologia, evidenciou a importância da co-produção e do diálogo com saberes diversos e demonstrou que práticas de letramento racial são ferramentas potentes para uma educação decolonial crítica, conectada aos objetivos do macroprojeto no Timor Leste e para a promoção de justiça social no Brasil e outros países que foram colonizados. | 
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268625 | 
| Palavras-chave | decolonialidade, internacionalismo solidário, Timor Leste, educação científica | 
| Colaboradores | 
