Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | AF |
Orientador | MARIA HERMINIA LAGE FERNANDES LAFFIN |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | EPEJA -Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | A OFERTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SANTA CATARINA: seus processos e políticas públicas |
Resumo | A pesquisa tem como objetivo analisar a oferta educativa nos sistemas públicos e privados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade da Educação Básica/SC. Trata-se de uma investigação quanti-qualitativa dá-se na análise de levantamento de dados do tipo survey no contexto da Agenda Territorial De Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos/2010/2013. Articula o levantamento diagnóstico via fontes primárias (em conclusão de análise quantitativa) e documentos de diferentes instituições para a sua ampliação e referências teóricas preliminares, particularmente sobre políticas e oferta de EJA com base em Di Pierro (2000), Arroyo (2004), Soares (2000; 2006), Paiva (1997), Sartori (2010), Laffin (2008 e 2010), entre outros. Ao identificar indicadores da oferta da EJA/SC, mediante triangulação com os dados oficiais. Até o momento, a pesquisa concentrou-se em estudos teóricos, na análise dos pressupostos metodológicos e na sistematização quanti-qualitativa dos dados gerados pelo instrumento de pesquisa. O questionário e os dados estão organizados em duas categorias: dados das matrículas de EJA em Santa Catarina e sua caracterização; e dados da categoria docência. Como principais resultados, os dados preliminares apontam para as atuais perspectivas das políticas públicas que vêm se materializando no estado para a EJA. Ainda, a pesquisa gera um retorno à Agenda Territorial de EJA e às instituições públicas que ofertam a EJA em SC, no sentido de possibilitar a ampliação da oferta de EJA, com a compreensão de que esta se caracteriza como Educação Básica e de direito dos estudantes jovens, adultos e idosos. Pensar a questão do direito dos processos educativos de jovens, adultos e idosos é lembrar que esses direitos vêm sendo objeto de lutas, o que significa que esses processos possam passar a não mais se configurar como um “desinteresse” por parte do Estado, mas que se efetivem no âmbito das políticas públicas com a garantia de sua oferta por parte do estado. |
Link do Video | |
Palavras-chave | Educação de Jovens e Adultos, política pública, oferta educacional |
Colaboradores | |