Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
Sem Bolsa
Orientador
ELISANA DE CARLI
Depto
CCE-DEPARTAMENTO DE ARTES E LIBRAS
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Artes
Titulo
As referências sobre a mulher a partir do mimo na Antiguidade
Resumo

A pesquisa em andamento revela a condição social em que essas mulheres viviam e atuavam na antiguidade através do mimo. Sendo o material de teatro sobre o assunto escasso. O objetivo da pesquisa é identificar as referencias à mulher a partir da sua participação no mimo, tendo como apoio fontes históricas como ROSENFELD,VERNANT, BERTHOLD, WEBB, CERQUEIRA entre outros com o intuito de levantar bibliografia sobre o assunto. Gerando novos questionamentos sobre a mulher no teatro estabelecendo possíveis temas de pesquisas, ampliando as referências deste estudo e de outros futuros acerca da mulher na antiguidade.Por se tratar de uma manifestação popular, com registros em várias civilizações em diferentes períodos sua arte reflete de modo significativo a condição sociocultural da época. Com grande repercussão na Antiguidade ocidental, o mimo se fez presente na Grécia antiga, em Roma, chegando a Bizâncio e, mesmo com a censura principalmente por parte da Igreja, na Idade Média. Desse modo, este projeto contribui com as pesquisas do Grupo de Estudo sobre o Riso e o Cômico (GERICO). A mulher como atriz (Berthold,2006), sem o uso de máscaras, apresentando-se com a dança, a pantomima, com o burlesco, a farsa, a comédia, tendo o riso como recurso às críticas sociais. Tal situação é revelada por historiadores como (Webb, 2008), os quais também notificam as consequências dessa participação: marginalizadas pela sociedade,vistas como prostitutas, por vezes escravas da vontade de seu público, impedidas de casar-se com cidadãos e sujeitas ao estupro nas pequenas cidades. Algumas, na Roma antiga, transgrediram as leis dos direitos romanos e fizeram história destoam do teatro oficial grego onde somente os homens atuavam.

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Palavras-chave
mimo, mulher, antigüidade, sociocultural, arte
Colaboradores

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