Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
Sem Bolsa
Orientador
ADROALDO RAIZER
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
MagLab/Gemco
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Elétrica
Titulo
Sistema Automatizado de Medição de Campo Próximo
Resumo

Atualmente, cada vez é mais comum o uso domiciliar de diversos equipamentos eletro-eletrônicos (EE), desde dispositivos de internet das coisas até carros elétricos. Em vista disso, cada vez mais tem-se preocupado com o funcionamento dos mesmos em coexistência. Um dispositivo EE gera uma perturbação eletromagnética, que poderá interferir no funcionamento de equipamentos próximos à ele. Essa interferência pode ser dada tanto através de cabos que interconectam os equipamentos, quanto pelo ar, através de ondas eletromagnéticas. A Engenharia de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) se preocupa em assegurar que os equipamentos funcionem em coexistência, limitando tanto a geração de interferências por parte dos dispositivos, quanto a sua susceptibilidade à elas. O trabalho de iniciação científica em questão visa medir e analisar as emissões radiadas por dispositivos EE.
O sistema de medições desenvolvido funciona de forma totalmente automatizada, utilizando uma câmera para capturar as dimensões e o posicionamento do objeto a ser analisado sobre a bancada, um Arduino para comandar os motores de passo, e uma placa Raspberry pi, a qual funciona como unidade de processamento. As medições são feitas por uma sonda específica para campo elétrico próximo, e permite uma análise pontual e precisa das fontes de emissão de ruído radiado. O software foi desenvolvido em linguagem C/C++, sendo todo o processamento e armazenamento dos resultados e imagens feitos por ele, facilitando a gestão de resultados para o usuário.
Por fim, o sistema demonstrou-se útil em diversas aplicações de EMC, como na identificação de fontes de radiação eletromagnética em um dispositivo e na aquisição de medidas para extrapolações matemáticas. Os equipamentos disponíveis atualmente para medição de campo próximo na indústria tendem a ser grandes e de custo elevado, assim, o sistema desenvolvido se apresenta como uma alternativa à eles, dado que apresentou desempenho satisfatório nos resultados obtidos.

Link do Videohttps://youtu.be/ne9eYswsvsE
Palavras-chave
Compatibilidade eletromagnética, campo próximo, IoT, medições de campo próximo
ColaboradoresMurilo Rezende Soares Cesar
João Victor Tonello Ribeiro
Matheus Henrique Wagner
Bruno Castro Valle

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br