Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
NATALIA MARTINS DIAS
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia Cognitiva
Titulo
Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I
Resumo

Teoria da Mente (ToM) é uma habilidade cognitiva que permite ao indivíduo atribuirpensamentos, sentimentos, crenças, desejos e intenções a si e aos outros. Estudos têmevidenciado sua contribuição para as interações sociais do indivíduo, sobretudo ao longo dainfância. Este estudo tem por objetivo investigar o desenvolvimento de ToM em crianças aolongo do Ensino Fundamental I e sua relação com comportamento. Participaram dasavaliações 102 crianças, alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental (idades entre 6 e 11anos) de uma escola pública. Utilizou-se como instrumentos: Questionário de Identificaçãoe de Classificação socioeconômica (Qid-ABEP), o Teste de Teoria da Mente para crianças(TMEC), A Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC) e o Questionário deCapacidades e Dificuldades (SDQ). O Qid-ABEP foi respondido pelos pais; já o SDQ foirespondido pelos pais e pelos professores das crianças. Houve efeito do nível escolar e daidade sobre o desempenho no TMEC. Crianças nos anos iniciais ou mais novas no geraltiveram desempenho inferior. No entanto, a partir dos 9 até os 11 anos os dados sugerem umdesenvolvimento mais lento da ToM. Meninas obtiveram melhor desempenho. Melhoreshabilidade de ToM relacionaram-se a menos problemas de comportamento das crianças,porém apenas quando consideradas as repostas dos pais ao SDQ. Com base nos desempenhosao longo das faixas etárias foram calculados percentis. Por fim, análise da proporção deacertos a cada item identificou um continuum dos mais fáceis (fantasia/fingimento) aos maisdifíceis (emoções invertidas). O estudo possibilitou ampliar o conhecimento sobredesenvolvimento de ToM e sua relação com comportamento em crianças de 6 a 10-11 anosde idade. Sendo essa habilidade importante ao desenvolvimento social, sua avaliação nainfância torna-se fundamental.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210017
Palavras-chave
Cognição social, Avaliação, Neuropsicologia, Desenvolvimento infantil
ColaboradoresLaura Muneron Busatto
Bernardo Peressoni Luz
Luiz Henrique Toresan

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