Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MIRIAM PILLAR GROSSI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Antropologia |
Titulo | Etnografia das Politicas Públicas de Gênero, Sexualidades e Diversidades |
Resumo | Este vídeo se refere à pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPq realizada no Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades (NIGS)no Projeto Etnografia das Políticas Públicas de Gênero, Sexualidade e Diversidades nos Governos Petistas (2002-2016), orientado e coordenado pela Profª Drª Miriam Pillar Grossi. A pesquisa resultou em meu trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Antropologia da UFSC.intitulado de “Conscientização Identitária de mulheres negras no Ensino Médio e Magistério em Florianópolis“. A pesquisa teve objetivo acompanhar vivências escolares de estudantes negras, refletindo sobre relações de gênero e suas interrelações com desigualdades de raça e classe, presentes em diferentes dimensões da vida de estudantes do Ensino Médio e curso de Magistério. A pesquisa teve duas etapas. A primeira delas esteve articulada Projeto PIBIC Ensino Médio/CNPq/UFSC: “Universos em diálogo:Direitos Humanos, Antropologia, Educação e Diversidades na formação do Ensino Médio”, no qual atuei enquanto co-orientadora de estudantes bolsistas das turmas de 2018.2 e 2019.1. A segunda etapa da pesquisa consistiu em observação participante junto à turmas de terceiro ano de formação em Magistério, no Instituto Estadual de Educação.
Palavras-Chave: Escrevivência – Mulheres Negras - Educação - PIBIC E.M- CNPq |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210278 |
Palavras-chave | Genero, Politicas Publicas, Feminismo, Estado |
Colaboradores |