Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MIRIAM PILLAR GROSSI
Depto
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Antropologia
Titulo
Etnografia das Politicas Públicas de Gênero, Sexualidades e Diversidades
Resumo

Este vídeo se refere à pesquisa de iniciação científica com bolsa PIBIC/CNPq realizada no Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades (NIGS)no Projeto Etnografia das Políticas Públicas de Gênero, Sexualidade e Diversidades nos Governos Petistas (2002-2016), orientado e coordenado pela Profª Drª Miriam Pillar Grossi. A pesquisa   resultou em meu trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Antropologia da UFSC.intitulado de “Conscientização Identitária de mulheres negras no Ensino Médio e Magistério em Florianópolis“. A pesquisa teve objetivo acompanhar vivências escolares de estudantes negras, refletindo sobre relações de gênero e suas interrelações com desigualdades de raça e classe, presentes em diferentes dimensões da vida de estudantes do Ensino Médio e curso de Magistério.

 A pesquisa teve duas etapas. A primeira delas esteve articulada Projeto PIBIC Ensino Médio/CNPq/UFSC: “Universos em diálogo:Direitos Humanos, Antropologia, Educação e Diversidades na formação do Ensino Médio”, no qual atuei enquanto co-orientadora de estudantes bolsistas das turmas de 2018.2 e 2019.1. A segunda etapa da pesquisa consistiu em observação participante junto à turmas de terceiro ano de formação em Magistério, no Instituto Estadual de Educação.

 

Palavras-Chave: Escrevivência – Mulheres Negras - Educação - PIBIC E.M- CNPq

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210278
Palavras-chave
Genero, Politicas Publicas, Feminismo, Estado
Colaboradores

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