Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
FRANCIS CARLO PETTERINI LOURENÇO
Depto
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS / CNM/CSE
Centro
CENTRO SOCIOECONÔMICO
Laboratório
Grupo de Pesquisa Núcleo de Econometria Aplicada
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Métodos Quantitativos em Economia
Titulo
Análise da correlação entre feminicídios e consumo de álcool
Resumo

Feminicídio, ou femicídio, designa crime de ódio letal, o “assassinato de mulheres por homens, porque elas são mulheres”, como definido pela primeira vez em 1976, por Diana E. H. Russel. O termo chama atenção para um tipo específico de homicídio, cuja motivação deriva de “manifestações extremas de dominância masculina e sexismo” (Femicide: The Politics of Woman Killing).

Campbell et al apontam como principal risco de feminicídio relacionamentos caracterizados como abusivos. Este tipo de dinâmica pode ser agravado por diferentes níveis de violência física e psicológica, assédio moral, e é ainda mais uma facilitadora de femicídios diante do porte de armas de fogo, bem como uso de drogas e álcool por parte dos agressores (Risk Factors for Femicide in Abusive Relationships).

Este estudo visa investigar a correlação entre feminicídio e consumo de bebidas alcoólicas, nos municípios brasileiros, entre 2001 e 2017.  Como essas duas variáveis podem apresentar simultaneidade, são variáveis de contagem e são muito próximas de zero, faz-se o uso de metodologia de uma distribuição Poisson bivariada inflada de zeros na diagonal.  Foram utilizados microdados do Ministério da Saúde (DATASUS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Link do Videohttps://youtu.be/YXOX20D8rsg
Palavras-chave
Econometria, Segurança Pública, Segurança Privada, Violência
ColaboradoresAkauã Flores Arroyo

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br