Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
LUCIANE MARIA FADEL
Depto
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Programação Visual
Titulo
A contação de histórias pessoais como suporte para a aprendizagem, o engajamento e compartilhamento do legado de pessoas idosas
Resumo

A presente pesquisa objetiva o desenvolvimento de um material de apoio para o ensino-aprendizagem de idosos no workshop “Histórias de minha vida”. Este workshop é oferecido aos idosos e visa ensinar tecnologias digitais através da criação de um vídeo digital sobre um legado de vida. Nesta pesquisa foi utilizado o método Design Science Research, o qual foi organizado 5 etapas: Proposta, Tentativa; Artefato; Medidas de Desempenho e Resultados. Nestas etapas foram integradas ações de pesquisa e projeto como: pesquisa bibliográfica sobre as teorias sobre editoração para idosos e design universal, levantamento de similares, estudo do público de interesse, estudo das qualidades gráficas para o público idosos e o desenvolvimento da publicação seguindo um método de projeto de design editorial. O resultado é um livro objeto criado para envolver o usuário como leitor e interator. Foi utilizado ilustrações para promover ações diretas no livro, uma tipografia apropriada para facilitar a legibilidade, e cores para categorizar as tarefas diárias e semanais. Ao final foram feitas avaliações heurísticas com duas especialistas e com usuárias através de entrevistas via WhatsApp devido as restrições impostas pela pandemia. No geral pode-se concluir que a publicação recebeu uma avaliação muito positiva por parte das usuárias. Destaca-se que devido às circunstâncias atuais não foi possível testar a versão impressa com as usuárias, ou seja, alguns pontos como fonte e cor precisam ser avaliados no futuro. Além disso, fica evidente que a associação da pesquisa ao design é fundamental para o sucesso de um artefato. Também vale ressaltar que o design com um olhar inclusivo é essencial para o desenvolvimento de um projeto que atende as necessidades de um público muitas vezes esquecido. Nota-se também que há uma escassez no mercado editorial brasileiro para publicações destinadas ao público idoso, o que sugere um campo em aberto para novas pesquisas.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210054
Palavras-chave
Design Editorial, Tipografia Inclusiva, Design, Terceira Idade, Legado, Digital Storytelling,
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br