Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
RODRIGO DE SOUZA VIEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Projeto Informacional e Conceitual do sistema de propulsão para uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso
Resumo

A demanda por energia elétrica em aglomerações urbanas, tornou necessária a instalação de subestações dentro de edifícios de grande porte. Para tal, é necessário ter um método seguro e rápido para o transporte dos transformadores das entradas dos edifícios até as subestações. Este projeto de iniciação científica entra como contrapartida da Universidade em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do Laboratório de Robótica Raul Guenther em conjunto com a Celesc no seu programa de pesquisa e desenvolvimento.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso com a habilidade de transpor obstáculos simples, tais como: rampas, degraus e terrenos acidentados. A plataforma também precisa realizar a carga e descarga de um transformador com o mínimo de esforço físico por parte do operador, garantindo a segurança e a integridade de ambos. A metodologia utilizada foi o PRODIP, desenvolvido pelo NEDIP do Departamento de Engenharia Mecânica.

Foram necessárias as seguintes atividades: pesquisa bibliográfica para verificar os trabalhos científicos relacionados com o tema, pesquisa de mercado para identificar o que se encontra atualmente nessa área, pesquisa de patentes para identificar o estado da técnica, consulta de normas para verificar os padrões a serem seguidos e também um estudo para definir e classificar os requisitos de usuário.

Devido ao isolamento provocado pela pandemia de Coronavírus as atividade foram paralisadas por alguns meses, o que fez com que o plano de atividades não fosse realizado em sua totalidade, mesmo assim foi possível constatar, com as informações obtidas, uma carência no mercado, o que faz com que o projeto se torne ainda mais inovador. Além disso, os requisitos de usuário obtidos no final das atividades permitem o início da atividades de definição dos requisitos de projeto, possibilitando a continuidade do projeto nos próximos meses.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210249
Palavras-chave
Robótica, mecanismos reconfiguráveis, metodologia de projeto, projeto informacional
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br