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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/CNPq |
Orientador | MONICA STEIN |
Depto | DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | G2E - Grupo de Educação e Entretenimento |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Economia |
Titulo | SIMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO SOB A ÓTICA DA GESTÃO DO DESIGN ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA – Emulando uma pequena “Disney Brasileira” através do projeto The Rotfather |
Resumo | O presente relatório refere-se ao trabalho realizado pela acadêmica Bianca Della Pasqua, bolsista PIBITI entre o período de abril-julho/2020. Este busca apresentar o projeto de design informacional realizado, que faz parte do projeto de SIMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO SOB A ÓTICA DA GESTÃO DO DESIGN ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE FRANQUIAS TRANSMÍDIA - Emulando uma pequena "Disney Brasileira" através do projeto The Rotfather - da Prof. Dra. Mônica Stein. Trata-se, portanto, do processo de reestruturação de trabalho do The Rotfather, projeto fundado em 2011 pelo laboratório de pesquisa G2E, Grupo de Educação e Entretenimento, na Universidade Federal de Santa Catarina. O The Rotfather é uma franquia transmídia baseada em um universo narrativo situado nos esgotos de Nova Iorque entre os anos 1920-1930 (em sua maior parte) habitado por uma sociedade de animais antropomórficos. O The Rotfather concerne em uma pesquisa teórico-prática que realiza um projeto experimental que visa estudar o posicionamento de franquias de entretenimento, como Disney e Marvel, e a partir disso aplicar os conhecimentos obtidos nas pesquisa e desenvolvimento em canais de entretenimento e produtos no mercado atual. Dessa maneira, as mídias e produtos se relacionam, mas não dependem entre si. Nesse processo, é estimulada a criação constante de novas propostas de produtos, sendo eles narrativos ou não e que se encaixem nas regras visuais e narrativas do universo. Devido a grande demanda de tarefas que necessitam de diferentes áreas de conhecimento, o projeto foi estruturado em células de estudantes, tendo como uma das premissas da pesquisa a autogestão. No entanto, no ano de 2020 se mostrou necessário uma reestruturação destas células e do fluxo de trabalho do projeto. Durante a vigência da bolsa, foi desenvolvido um projeto de design informacional para conscientizar os atuais colaboradores sobre a nova estrutura do projeto.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212077 |
Palavras-chave | Entrentenimento, gestao do design, franquias transmídia, economia criativa |
Colaboradores |