Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
ANA VERONICA PAZ Y MINO PAZMINO
Depto
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Desenho de Produto
Titulo
Protocolo para Redação de Patentes do Curso de Design de Produto
Resumo

Participar de uma bolsa de estudos e o contato com a pesquisa sobre patentes por meio do PIBITI forneceu conhecimentos que serão de grande valor para a minha formação acadêmica e profissional. O estudo do tema desta pesquisa, além de contribuir para o entendimento do processo de realização e validação de patentes, ofereceu maior compreensão sobre a relação de patentes com a área de Design.
O processo de pesquisa foi executado através da busca em outros guias e em Instituições confiáveis que abordam o tema de propriedade industrial, como o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e o SINOVA (Secretaria de Inovação). Os materiais já existentes sobre esse assunto se mostraram, muitas vezes, com excesso de informações e sem objetividade, o que dificulta ainda mais a compreensão de um conteúdo altamente legislativo. Após a síntese dos materiais encontrados e da produção textual, foi o momento de aplicar as habilidades práticas de Design. A fim de produzir um conteúdo de fácil absorção e de passar a informação legislativa para leitores que não estão acostumados com esse tipo de linguagem, foram aplicadas técnicas, como: hierarquia da informação, transposição de textos verbais em visuais e conforto visual do leitor.
Assim, a bolsa PIBITI proporcionou o desenvolvimento das minhas habilidades enquanto designer, desde a teoria até a prática. Da teoria, por demandar muita pesquisa, leitura, análise e uma maior compreensão sobre o processo de proteção intelectual. Da prática, por aplicar técnicas que melhoraram a experiência do leitor, desenvolvem a produção textual e utilizam de softwares de design. Além disso, um material de apoio com leitura mais clara e objetiva foi gerado para os estudantes de Design de Produto, o que promoverá ainda mais a inovação dentro do ambiente universitário.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210016
Palavras-chave
design de produto, patentes, inovação
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br