Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/CNPq |
Orientador | ANA VERONICA PAZ Y MINO PAZMINO |
Depto | DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Desenho de Produto |
Titulo | Protocolo para Redação de Patentes do Curso de Design de Produto |
Resumo | Participar de uma bolsa de estudos e o contato com a pesquisa sobre patentes por meio do PIBITI forneceu conhecimentos que serão de grande valor para a minha formação acadêmica e profissional. O estudo do tema desta pesquisa, além de contribuir para o entendimento do processo de realização e validação de patentes, ofereceu maior compreensão sobre a relação de patentes com a área de Design. O processo de pesquisa foi executado através da busca em outros guias e em Instituições confiáveis que abordam o tema de propriedade industrial, como o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e o SINOVA (Secretaria de Inovação). Os materiais já existentes sobre esse assunto se mostraram, muitas vezes, com excesso de informações e sem objetividade, o que dificulta ainda mais a compreensão de um conteúdo altamente legislativo. Após a síntese dos materiais encontrados e da produção textual, foi o momento de aplicar as habilidades práticas de Design. A fim de produzir um conteúdo de fácil absorção e de passar a informação legislativa para leitores que não estão acostumados com esse tipo de linguagem, foram aplicadas técnicas, como: hierarquia da informação, transposição de textos verbais em visuais e conforto visual do leitor. Assim, a bolsa PIBITI proporcionou o desenvolvimento das minhas habilidades enquanto designer, desde a teoria até a prática. Da teoria, por demandar muita pesquisa, leitura, análise e uma maior compreensão sobre o processo de proteção intelectual. Da prática, por aplicar técnicas que melhoraram a experiência do leitor, desenvolvem a produção textual e utilizam de softwares de design. Além disso, um material de apoio com leitura mais clara e objetiva foi gerado para os estudantes de Design de Produto, o que promoverá ainda mais a inovação dentro do ambiente universitário.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210016 |
Palavras-chave | design de produto, patentes, inovação |
Colaboradores |
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