Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
TATIANE DE ANDRADE MARANHÃO
Depto
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA / QMC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
LEMA/LARES
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Química Analítica
Titulo
Desenvolvimento de métodos para análise de metais e ametais em amostras de interesse ambiental
Resumo

Cresce exponencialmente o tempo que as indivíduos permanecem em locais fechados, com pouca circulação de ar. Esses ambientes internos são o foco de estudo devido, um dos fatores, a presença de frações sólidas suspensas no ar servindo como sítios de adsorção de compostos potencialmente tóxicos, como o mercúrio. Esse material pode adentrar as vias respiratórias, acarretando em problemas que variam de vertigens à distúrbios visuais.

No presente trabalho  foi ampliado o estudo do material retido nos filtros de condicionadores de ar do tipo Split (coleta indireta), estendendo-se à coleta direta através de um amostrador de material particulado Handi-Vol, permitindo controle variáveis como fluxo de ar e tempo de coleta do Material Particulado Atmosférico-(MPA). Dessa forma, houve o aumento da frequência das amostragens, além da coleta de MPA de diferentes locais, como salas de professores e laboratórios de ensino e pesquisa da UFSC. Além disso, foi ampliada as técnicas de abertura de amostra utilizando o bloco digestor e ultrassom, permitindo a disponibilização do Hg em fase líquida. Assim, a quantificação do Hg foi realizada via Espectrometria de Fluorescência Atômica nas seguintes condições: 1% m/v de SnCl2 acidificada com 1 % v/v de HCl e 1,5% v/v de HCl e  0,03 % m/v  de KMnO4  e 0,015 % m/v  de Cloridrato de Hidroxilamina.

Através dos tratamentos estatísticos como planejamento fatorial e Box-Behnken, foi possível obter as concentrações ótimas dos reagentes a serem utilizados na extração do Hg do material particulado. As condições foram de 0,5 mL de HF, 1 mL de H2O2 e   2 mL de HNO3, em 90 minutos, com temperatura de 100°C para a extração do Hg no bloco digestor. A exatidão foi avaliada analisando material de referência certificado de cinzas de incineração de resíduos urbanos (BCR 176), obtendo 84,8% de concordância média, verificando ótima exatidão. Além de testes de adição e recuperação em três diferentes níveis de concentração, obtendo de 92,1 a 114,5%. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210310
Palavras-chave
MPA, Resíduos, Ambiental
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br