Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
BRENO SALGADO BARRA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Infra-Estrutura de Transportes
Titulo
Avaliação Comparativa do Impacto da Variação de Curvas Granulométricas Densas no Nível de Absorção Sonora de Misturas Asfálticas
Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar comparativamente o impacto da variação de curvas granulométricas no nível de absorção sonora de misturas asfálticas. Para tanto, os as composições granulares foram compostas com base no método teórico, utilizando a equação de Füller-Talbot, para determinação da graduação do material. Foram analisadas três curvas granulométricas, com características densa (BBSG), semidensa (BBTM) e aberta (BBDr), compreendendo a variação do diâmetro considerado máximo na série de peneiras, 19,1mm (BBSG) e 12,7mm (BBTM e BBDr), bem como da inserção de descontinuidade fracionária no intervalo 2/6mm (BBTM e BBDr). Os granulares utilizados são oriundos de rocha gnáissica e os ligantes betuminosos de penetração 30/45 para a mistura BBSG e com matriz base de penetração 50/70 com adição de 4% de polímero (Poliflex 60/85) para as misturas BBTM e BBDr. As misturas asfálticas foram produzidas a partir da metodologia Marshall, em função de ser oficialmente adotada no Brasil pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As medidas de absorção sonora foram efetuadas através de um tubo de impedância acústica, do Centro de Pesquisas (CENPES) da Petrobrás, a fim de determinar o coeficiente de absorção sonora das misturas asfálticas. Os resultados obtidos indicam que a concepção de curvas granulométricas que compreendem descontinuidades em sua distribuição fracionária, como as misturas BBTM e BBDr, a partir da geração de maior volume de vazios na estrutura interna do material, são mais eficientes na propiciação de absorção sonora em relação às misturas densas (BBSG), sendo mais recomendadas para uso em camadas superficiais de rolamento nas estruturas de pavimento. Portanto, a pesquisa desenvolvida contribui com soluções que propiciam qualidade acústica de trafegabilidade tanto aos usuários da estrutura do pavimento quanto aos habitantes das zonas urbanas, através da mitigação dos ruídos causados no meio-ambiente pelo contato pneu-pavimento.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210064
Palavras-chave
curva granulométrica, diâmetro máximo, dosagem, misturas asfálticas, impedância acústica.
Colaboradores

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