Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional
Resumo

Este relatório teve como foco apresentar as atividades realizadas durante a inserção no Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE e no projeto de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino – FORPE. 

O projeto de pesquisa tem como principal foco de estudos a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa que contribui para o agir e reagir de professores em relação as dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, a pesquisa, que ainda encontra-se em andamento, conduzirá ao desenvolvimento da pesquisa-formação, com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em situação de inserção profissional, no contexto da rede pública municipal de ensino localizada na região da grande Florianópolis.

Durante o período da bolsa PIBIC/CNPq, tive o compromisso de participar das seguintes etapas: Etapa preparatória, sendo esta, baseada nos aprofundamentos teóricos da pesquisa, estruturados em três eixos: professor iniciante; pesquisa narrativa e formação de professores. Além de participar dos estudos teóricos, estive presente nas reuniões relacionadas à organização e o planejamento da parte empírica da pesquisa, que seria a próxima etapa: A Pesquisa-formação, em que aconteceria entre os meses de março a junho de 2020. Durante este período, realizaríamos os quatros primeiros encontros dos grupos da pesquisa-formação com professores iniciantes, mas, com a pandemia da COVID 19, as atividades de nossa pesquisa-formação foram adiadas, não tendo previsão de retorno até o momento. Diante desse fato, meu plano de atividades alterou-se e as atividades permaneceram, porém de forma remota, com participação em palestras envolvendo assuntos sobre ‘professor iniciante e formação de professores’ além da elaboração do relatório final e de tarefas organizadas pela orientadora. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211812
Palavras-chave
Professor iniciante, Pesquisa Narrativa, Formação de Professores.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br