Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional |
Resumo | Este relatório teve como foco apresentar as atividades realizadas durante a inserção no Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE e no projeto de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino – FORPE. O projeto de pesquisa tem como principal foco de estudos a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa que contribui para o agir e reagir de professores em relação as dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, a pesquisa, que ainda encontra-se em andamento, conduzirá ao desenvolvimento da pesquisa-formação, com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em situação de inserção profissional, no contexto da rede pública municipal de ensino localizada na região da grande Florianópolis. Durante o período da bolsa PIBIC/CNPq, tive o compromisso de participar das seguintes etapas: Etapa preparatória, sendo esta, baseada nos aprofundamentos teóricos da pesquisa, estruturados em três eixos: professor iniciante; pesquisa narrativa e formação de professores. Além de participar dos estudos teóricos, estive presente nas reuniões relacionadas à organização e o planejamento da parte empírica da pesquisa, que seria a próxima etapa: A Pesquisa-formação, em que aconteceria entre os meses de março a junho de 2020. Durante este período, realizaríamos os quatros primeiros encontros dos grupos da pesquisa-formação com professores iniciantes, mas, com a pandemia da COVID 19, as atividades de nossa pesquisa-formação foram adiadas, não tendo previsão de retorno até o momento. Diante desse fato, meu plano de atividades alterou-se e as atividades permaneceram, porém de forma remota, com participação em palestras envolvendo assuntos sobre ‘professor iniciante e formação de professores’ além da elaboração do relatório final e de tarefas organizadas pela orientadora. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211812 |
Palavras-chave | Professor iniciante, Pesquisa Narrativa, Formação de Professores. |
Colaboradores |