Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
DEBORA PERES MENEZES
Depto
DEPARTAMENTO DE FÍSICA / FSC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Física Nuclear
Titulo
Modelos hadrônicos e descrição de diferentes fases da matéria
Resumo

O projeto de pesquisa teve como incentivo compreender a teoria que explica a interação entre quarks e também a cromodinâmica quântica através do estudo de teoria de grupos. A teoria de grupos é um ramo muito amplo e, por isso, o trabalho só desenvolve a parte que interessa para o estudo de hádrons: os grupos de Lie.
A fim de compreender as particularidades dos grupos de Lie seguimos com um estudo da álgebra de Lie que é um espaço vetorial sobre um campo com uma lei de composição bilinear. É através desta lei que encontramos as estruturas de grupo que relacionam os seus geradores.
Depois deste estudo mais geral o trabalho foca em dois grupos especı́ficos: o SU(2)  e o SU(3). Nesse momento começamos a abordar a fı́sica, fazendo uma análise de como estes grupos podem se relacionar com grandezas e/ou problemas fı́sicos. Relacionamos os geradores do grupo SU(2) aos operadores de spin, momento angular e isospin de uma partı́cula e também usamos a simetria do grupo para simplificar uma hamiltoniana usando o modelo de Lipkin.
O anseio dos fı́sicos era descrever a matéria com poucas partı́culas fundamentais, mas de repente muitas delas foram descobertas. Notou-se que era possı́vel separar essas novas partı́culas em famı́lias de oito que tinham propriedades em comum e com isso os fı́sicos Gell-Mann e Zweig propuseram, independentemente, o modelo de quarks que asociava os oito geradores do grupo SU(3) às oito partículas das famílias reduzindo, assim, todos os hádrons descobertos à uma combinação de apenas três quarks e três antiquarks à princípio.
Os quarks possuem spin s = 1/2 o que os caracteriza como férmions, então eles devem obedecer a estatı́stica de Fermi-Dirac. Porém eram observados hádrons formados por até três quarks de mesmo sabor. Assim surgiu a QCD ou cromodinâmica quântica, dando aos quarks mais um número quântico: a cor.
Conclui-se então que o estudo da teoria de grupos é muito importante e promissor na área de fı́sica nuclear e de partı́culas elementares.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210143
Palavras-chave
Física, Hádrons, Quarks, Grupos de Lie, QCD
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br