Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
FERNANDA LUIZA DE FARIA
Depto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU
Centro
CENTRO DE BLUMENAU
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Construção de recursos didáticos para a abordagem da História da Ciência na educação básica
Resumo

O presente projeto cumpriu o objetivo principal de produzir recursos didáticos que permitam a abordagem da História da Ciência no ensino de Química, no contexto da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise documental acerca de diferentes cientistas e suas contribuições ao longo da história, como forma de embasamento para a elaboração de recursos didáticos que permitam a abordagem da ciência como uma construção humana. A pesquisa tem como referencial teórico as discussões que permeiam a interface entre História da Ciência e ensino e mais especificamente, os referenciais que discutem acerca de jogos didáticos e estudo de caso no âmbito da educação básica. Para entender melhor o contexto da História da Ciência enunciada em jogos didáticos, delineou-se uma pesquisa do tipo estado da arte, a qual evidenciou o baixo número de trabalhos publicados, bem como a ausência de jogos que retratam a vida e a pesquisa de Marie Curie. Assim, desenvolveu-se um jogo sobre a cientista, inspirado no Jogo da Vida da companhia Estrela. Foram construídos também sete estudos de caso, referentes aos cientistas Fritz Haber, Galvani, Lavoisier, Lise Meitner, Yvonne Mascarenhas e Alice Ball. Os estudos de caso tratam da biografia e pesquisa dos cientistas destacados, com o compromisso de trabalhar a visão de ciência e de cientista. Por fim, almeja-se divulgar e disponibilizar os recursos elaborados para os licenciandos do curso de química nas diferentes disciplinas do âmbito do ensino de química e professores de Química da educação básica de Blumenau e demais interessados. Esta etapa não foi realizada durante a ocorrência do projeto devido ao isolamento social necessário ao combate do COVID-19.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210071
Palavras-chave
Histria da Ciência. Recursos Didáticos. Ensino de Química. Educação Básica.
ColaboradoresAna Caroline Ferrari
Ingrid Nunes Derossi
Gabriele Smanhotto Malvessi

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br