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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | RODRIGO DA ROSA BORDIGNON |
Depto | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA / SPO/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Pesquisa Sociológica e Teoria Crítica |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Sociologia |
Titulo | Projeto - Circulação internacional, dinâmicas regionais e a estruturação das ciências sociais no Brasil |
Resumo | O objetivo desta pesquisa é investigar os condicionantes institucionais e disciplinares da constituição e autonomização do campo universitário no Brasil, com foco nas relações entre os trajetos escolares, a expansão dos cursos de pós-graduação e a diversificação dos espaços de formação escolar e circulação internacional. O principal referencial teórico é o esquema analítico formulado por Pierre Bourdieu. Segundo o autor, a configuração e a autonomização do campo universitário são processos históricos que se desenrolam em relação íntima com o campo do poder, dando origem a diversos princípios de hierarquização e legitimação que disputam entre si pela definição do fazer científico - e dando origem, também, a diferentes modalidades de realização de carreiras. Como bolsista PIBIC, a principal atividade que desenvolvi foi a construção de uma base de dados sobre os currículos Lattes dos professores vinculados aos cursos de pós-graduação em Sociologia no Brasil em 2013, que busca reconstruir a estrutura do campo universitário da Sociologia a partir dos recursos veiculados pelos currículos. Fazem parte da base de dados 796 professores vinculados a 40 instituições de ensino superior, e as informações retiradas dos currículos foram divididas em 26 categorias. Além disso, foram coletados os textos de apresentação dos currículos Lattes, em arquivos específicos para cada instituição. Os currículos foram considerados como mecanismos pré-codificados de apresentação de si, através dos quais evidenciam-se diferentes concepções do fazer científico e de excelência profissional. Dessa forma, através da análise das diferentes maneiras através das quais os docentes se relacionam com o Lattes, é possível reconstruir o espaço universitário como uma estrutura de posições que se definem relacionalmente. Os resultados dependem da reorganização dos dados e da análise estatística, a partir das quais será possível identificar diferentes modalidades de realização de carreiras.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210135 |
Palavras-chave | Ciências sociais, circulação internacional, Ensino superior |
Colaboradores |