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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | BERENICE SANTOS GONCALVES |
Depto | DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | Hiperlab |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Programação Visual |
Titulo | Critérios para o design do livro digital acessível e bilíngue direcionado ao público surdo |
Resumo | Os livros e recursos educacionais digitais (REDs) são criados com o objetivo de auxiliar a aprendizagem. Para estudantes surdos o uso de mídias digitais pode contribuir para uma melhor comunicação e maior acesso a informações. Entretanto, o uso de Libras como primeira língua ainda é pouco difundido, pois existe uma ideia errônea de que se deve aprender prioritariamente o português. Tendo em vista que ambas as línguas são importantes para o aprendiz surdo destaca-se que é um desafio contemplar as duas línguas em um recurso educacional. Sendo assim, a partir de uma abordagem qualitativa, este plano de trabalho teve como objetivo gerar critérios para o design de livros e recursos digitais bilínguesdirecionados ao público surdo. Para tanto, foram revisados princípios de design para o projeto de recursos educacionais considerando as bases do design da informação e design de mídiasdigitais com foco no usuário surdo. Posteriormente, foram elaborados dois guias de análise.Os guias foram utilizados para analisar 04 recursos educacionais, 3 em formato de vídeo e 1 em formato de revista. A partir dos resultados das análises e dos princípios dedesign que mais se aplicavam aos recursos digitais bilíngues, foram desenvolvidos os critériospara o design de recursos digitais. Estes critérios foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo, composto por Critérios de design da informação com 54 sub critérios. O segundo grupo, formado pelos Critérios de design de mídias digitais com foco no usuário surdo, com 34 sub critérios). Os critérios resultantescontribuem para orientar processos de design de livros e recursos educacionais bilíngues(LIBRAS/PORTUGUÊS). Cabe destacar que ao longo das análises percebeu-se que grande partedos princípios de design não são contemplados nos recursos. Assim, há muito a considerarpara tornar os recursos educacionais bilíngues completos, visualmente agradáveis e acessíveispara proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem ao usuário surdo. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212110/videopibic.mp4?sequence=1&isAllowed=y |
Palavras-chave | recursos educacionais digitais bilíngues (Libras / Português), livro digital, bilinguismo, cultura surda, |
Colaboradores | Laíse Miolo de Moraes |